Ovarense vence em Estarreja; Vareiros foram estoicos e consolidam o Primeiro Lugar
Escrito por AVfm em 15/10/2025
A Ovarense evidenciava supremacia no jogo e chegou à vantagem através de um golo digno de Puskás das Distritais apontado pelo talentoso Lucas Lima. Numa segunda parte quezilenta, os Tubarões do Antuã ficaram reduzidos a 10, no entanto, galvanizados pelos adeptos, criaram duas oportunidades flagrantes de golo. Os Vareiros transcenderam-se e somaram três pontos muito importantes, vencendo assim pela margem mínima (0-1).
Numa partida que se pressagiava equilibrada entre duas equipas que se encontram no topo da tabela classificativa, a Ovarense encarou o Estarreja com o objetivo claro de assegurar a terceira vitória consecutiva e consolidar o primeiro lugar no Campeonato Sabseg 2025/26.
A equipa treinada por Fábio Vieira exibiu-se em 4-4-2 e com apenas uma mudança no onze inicial, ou seja, o defesa central Nuno Martins ingressou para o lugar de Agostinho Carvalho. Além disto, André Claro também regressou à convocatória dos Vareiros, no entanto, em função do rendimento que tem mostrado, Luís Cacheira assumiu novamente a titularidade.
Por outro lado, o Estarreja pretendia regressar às vitórias depois do empate a uma bola frente ao Cesarense. A jogar no seu estádio perante uma moldura humana assinalável, os Tubarões do Antuã sabiam que uma vitória podia catapultar a equipa para a liderança do campeonato, portanto pretendiam empecer ao máximo a incumbência da Ovarense.
A equipa liderada pelo jovem técnico João Couras apresentou-se em 3-5-2 e com duas alterações no onze inaugural. O médio Serginho regressou à titularidade para o lugar de Dinis Viana e o médio ex Vista Alegre Martim Santos substituiu André Duarte. Sendo assim, o Estarreja jogou com Serginho, Edu Marques e Martim Santos no meio-campo, Filipe Vieira passou para defesa central pela direita e o goleador de serviço João Bastos juntou-se a Dani na frente de ataque.
A Ovarense teve uma entrada decidida no encontro e, depois de um livre marcado pelo lateral esquerdo Zézinho, o inevitável Mário Correia ainda introduziu a bola na baliza do Estarreja, no entanto o golo foi invalidado por fora de jogo. Os Vareiros assumiram as rédeas da partida e os Tubarões do Antuã, não obstante se sentirem cómodos em organização defensiva para depois sair no contra-ataque com Dani como referência primordial, estavam com dificuldades para ligar o seu jogo devido ao facto da Ovarense estar equilibrada defensivamente. Posto isto, depois de um passe falhado pelo médio Martim Santos, a equipa orientada por Fábio Vieira fez o Estarreja provar do próprio veneno e, através de um contra-ataque vertiginoso, Zézinho passou para Gonçalo Semedo que deixou a bola à mercê do mágico Lucas Lima. O extremo irreverente realizou uma obra de arte e rematou “onde a coruja mora” para o golo dos Vareiros (32´).

A superioridade da Ovarense era notória e podia ter mesmo chegado à vantagem no marcador. Após um excelente passe do médio incansável Bavikson Biai para Luís Cacheira, o extremo ex União de Lamas rematou ligeiramente ao lado da baliza advogada pelo guarda-redes ex Paços Brandão Ivo Eichmann. A equipa treinada por João Couras não conseguiu chegar com muita facilidade ao último terço na primeira parte, todavia num lance em que superou a pressão alta dos Vareiros, o avançado Dani ganhou na velocidade a Nuno Martins e passou atrasado para um remate fortíssimo de Martim Santos. A finalização levava selo de golo, no entanto Bavikson travou o remate e impediu danos maiores para a baliza defendida pelo experiente guarda-redes Diogo Almeida.
Ao intervalo, João Couras efetuou algumas alterações e o Estarreja entrou com uma atitude completamente discrepante na segunda parte. Como os Tubarões do Antuã estavam em desvantagem e tinham de começar a assumir mais o jogo em organização ofensiva, o irreverente Mika entrou para o lugar de Serginho, ficando Edu como médio mais defensivo, e o avançado André Duarte ingressou para o lugar do homem golo João Bastos.
Portanto, a seguir a um canto cobrado pelo ex Águeda Bernardo Santos, a bola sobrou na entrada de área para o médio Edu que finalizou de primeira para uma enorme intervenção de Diogo Almeida. Depois desta oportunidade clara de golo, o encontro ficou marcado por várias paragens que em nada beneficiam o nosso futebol e os ânimos ficaram exaltados. Num lance onde o experiente central Edgar Almeida foi sagaz, Dani acabou por ser expulso e deixou o Estarreja reduzido a 10 unidades. Os Tubarões do Antuã, impelidos pela massa associativa fervorosa, não se resignaram com o resultado e pelejaram imenso para alcançar o golo do empate.

Fábio Vieira sentiu que a sua equipa estava com algumas dificuldades para defender em bloco intermédio-baixo e decidiu reforçar o corredor central. Júnior Franco entrou para o lado de Bavikson e Pedro Martins subiu para o lado do recém-entrado Morgan, transitando André Claro para o corredor direito. Após um imbróglio entre Diego Tavares e Guga, o avançado nigeriano Morgan ainda marcou o segundo para os Vareiros, todavia o golo foi revogado por fora de jogo. A equipa liderada por João Couras acreditava que era viável lograr o empate e o técnico de 33 anos lançou Vasco Silva para o lugar de Guga, passando a jogar com uma linha de 4 e Bernardo Santos a lateral esquerdo. Deste modo, a seguir a uma boa variação de jogo do médio Carlitos, Óscar Soares fez um bom passe para o médio Edu que tentou ultrapassar Diogo Almeida, contudo o guardião efetuou uma mancha fantástica. A bola sobejou para Mika que, com tudo para empatar a partida e Diogo Almeida fora da baliza, rematou para um corte magistral do capitão Edgar Almeida.
Até ao final, a Ovarense podia ter alcançado o segundo golo que sentenciava o jogo, porém o recém-entrado Zac Crespo atirou ligeiramente ao lado do poste direito da baliza defendida por Ivo Eichmann. Num jogo muito competitivo e árduo, os Vareiros aguentaram o resultado e venceram o Estarreja por uma bola a zero (0-1), cimentando assim o primeiro lugar.
Ouça as intervenções dos treinadores da Ovarense e do Estarreja, clicando no respetivo player:
AD Ovarense – Fábio Vieira
CD Estarreja – João Coura
SEGUE-SE A RECEÇÃO AO FERMENTELOS
No regresso ao Marques da Silva, a equipa treinada por Fábio Vieira defronta o Fermentelos, atual sétimo classificado do Campeonato Sabseg com 10 pontos. A equipa orientada pelo técnico de 44 anos ex Alba Hugo Oliveira venceu com contundência o Cesarense por cinco bolas a uma (5-1) em casa e procura dar continuidade a esta senda de jogos sem saber o sabor da derrota. Por outro lado, a Ovarense deseja somar a quarta vitória consecutiva e pode mesmo isolar-se na liderança do campeonato, uma vez que o Fiães tem uma deslocação difícil ao terreno do Paços de Brandão.
AVfm 




