«Montanha Russa» em Ovar: 7 golos, duas expulsões e duas remontadas

Por em 03/11/2019

AD Ovarense e CF Benfica realizaram um jogo de proporções épicas no Estádio Marques da Silva. Um desafio com direito a 7 golos, duas expulsões e ainda duas remontadas no marcador. No final, um 3-4 a favor do “Fofó” e muita desilusão das vareiras.

A 6ª jornada da Liga BPI até prometeu, a Ovarense esteve a vencer por 3-2, mas continua sem somar triunfos em casa. Para a sua classificação, continua a valer a vitória conquistada contra o Cadima, o que garante 3 pontos e um problemático 11º lugar.

Convidamo-lo a ler as imensas peripécias do jogo e a ouvir as entrevistas rápidas no final do mesmo. Por favor, não se esqueça do comprimido debaixo da língua.

FICHA DE JOGO | AD Ovarense x CF Benfica | Liga BPI – 6ª Jornada

AD Ovarense: Sara Oliveira (exp. 69′), Patrícia Dias, Juliana Silva, Belinha, Bia Rodrigues, Mariana Almeida (⇅ 45′), Patrícia Cavadas, Betinha (c), Joana Gomes, Flávia Marinho (⇅ 70′), Ana Rocha
Suplentes: Miriam Ferreira (⇅ 70′), Jojó, Juliana Costa, Márcia Garrido, Filipa Lima, Cristiana Soares, Catarina Soares (⇅ 45′)
Treinador: Sérgio Barreto

CF Benfica: Aline Lima, Sara Ribeiro, Inês Salvador (exp. 16′), Catarina Carvalho, Catarina Pereira, Sara Granja (⇅ 62′), Sílvia Brunheira, Edite Fernandes (c) (⇅ 62′), Bárbara Marques, Catarina Realista, Andreia Silva
Suplentes: Margarida Costa, Maria João Matos (⇅ 80′), Elisa Oliveira, Jenyfer Ramos, Adriana Afonso, Joana Flores (⇅ 62′), Catarina Balão
Treinadora: Madalena Gala

Resultado final: 3-4
Resultado ao intervalo: 0-2
Marcadores: Andreia Silva (30′, 78′), Catarina Realista (42′), Betinha (p. 50′), Ana Rocha (62′, 64′), Catarina Carvalho (71′)
MVP Rádio AVfm: Andreia Silva (CF Benfica)

FILME DO JOGO:

0′ – Sábado, 2 de Novembro, 15h00: bem-vindos ao Estádio Marques da Silva. Está tudo a postos para o arranque da 6º jornada da Liga BPI, o principal escalão do futebol feminino português. O jogo de hoje traz-nos um confronto entre AD Ovarense (11º) e CF Benfica (4º).
0′ – A motivação está em alta para o lado das vareiras. A formação orientada por Sérgio Barreto vem da sua primeira vitória no campeonato, somada em Cantanhede, contra o UR Cadima (2-1). Agora procura os primeiros 3 pontos caseiros.
0′ – Em comparação com o onze da 5ª jornada, a Ovarense apresenta-se apenas com uma novidade. Flávia Marinho salta para a titularidade em detrimento de Rita Pereira. As alvinegras vão alinhar com Sara Oliveira, Patrícia Dias, Juliana Silva, Belinha, Bia Rodrigues, Mariana Almeida, Patrícia Cavadas, Betinha (c), Flávia Marinho, Joana Gomes e Ana Rocha.
0′ – Já as lisboetas do CF Benfica alinham com Aline Lima, Sara Ribeiro, Inês Salvador, Catarina Carvalho, Catarina Pereira, Sara Granja, Sílvia Brunheira, Edite Fernandes (c), Bárbara Marques, Catarina Realista e Andreia Silva.
0′ – O “Fofó” chega a Ovar vindo de uma goleada de 7-0 perante o A-dos-Francos. A técnica Madalena Gala tem levado a equipa a excelentes resultados, com exceção da derrota surpreendente perante o Ouriense (1-2) e da mais natural contra o SC Braga (0-4).
0′ – A equipa de arbitragem será comandada por Teresa Oliveira.
0′ – O tempo vai ameaçando chuva e é possível que a partida seja disputada com um terreno mais pesado. Algo que não faz os fiéis adeptos da Ovarense arredarem pé naquela que é uma casa satisfatória em relação ao habitual apoio dado à equipa feminina.
1′ – Apito inicial, começa a partida.
4′ – A Ovarense a dar o primeiro sinal de perigo. Cruzamento de Joana Gomes na esquerda, a bola a passar por tudo e todos sem que nenhuma atleta alvinegra consiga fazer a emenda à boca da baliza.
5′ – A equipa da casa está com maior iniciativa no arranque do jogo. O CF Benfica ainda está na expetativa.
8′ – Aí está o primeiro lance de valor por parte do “Fofó”! Numa sobra dentro da área após um corte incompleto das centrais da Ovarense, as lisboetas conseguem chegar mesmo ao remate e a bola embate com estrondo na trave da baliza de Sara Oliveira.
11′ – As visitantes estão finalmente a puxar dos galões de equipa de objetivos maiores na Liga BPI. Maior posse de bola e domínio territorial para as comandadas de Madalena Gala.
16′ – Atenção ao contra-ataque rápido da Ovarense!! Ana Rocha lançada nas costas da defensiva, está perante a guardiã Aline Lima e pronta para atirar a contar… mas é puxada pelas camisola por Inês Salvador! A central até pode ter servido de “salvador” do seu conjunto, mas arrisca-se agora às consequências de ter cometido uma falta grosseira.
16′ – Teresa Oliveira não tem dúvidas. A juíza é peremptória e admoesta Inês Salvador com o cartão vermelho. O CF Benfica vai jogar reduzido a 10 durante mais de 75 minutos.
17′ – Da expulsão de Inês Salvador resulta um livre muito perigoso junto à área do CF Benfica. É Betinha quem bate forte, mas a bola passa por cima da baliza de Aline. Podia ter feito mais e melhor!
20′ – Mesmo com 10 elementos, o CF Benfica mostra atrevimento. Jogando com uma linha de apenas 3 defesas, a equipa continua a carregar no ataque e a Ovarense não está a conseguir aproveitar o factor numérico que tem a seu favor.
30′ – GOOOOLOOOO!!! Está feito o primeiro no Marques da Silva e é mesmo para o CF Benfica! Cruzamento na esquerda para o coração da área, a bola é amortecida por uma jogadora das visitantes e, perante a passividade de Juliana Silva e Belinha, Andreia Silva fuzila por completo a baliza de Sara Oliveira para inaugurar o marcador.
40′ – A Ovarense não consegue assumir as despesas do jogo. Por incrível que pareça, a equipa alvinegra estava a bater-se melhor contra o CF Benfica quando as visitantes jogavam com 11 elementos.
42′ – GOOOOLOOO DO FOFÓ!! 2-0!! A incansável Sara Granja recupera uma bola na zona central do ataque e descobre Catarina Realista por entre as defensoras da Ovarense. O passe é certeiro e a execução de Realista é ainda mais: domínio com o pé esquerdo e remate forte para a gaveta, deixando Sara Oliveira pregada ao relvado.
45′ – Termina o primeiro tempo. A Ovarense vai para o descanso a perder por 2-0 e, mesmo jogando contra 10 elementos, não conseguiu criar grandes lances de perigo junto da baliza do CF Benfica. A visitantes nunca deixaram de ser atrevidas – mesmo na adversidade – e, com justiça, tiraram dividendos da sua atitude positiva.


46′ – Vai começar a etapa complementar e Sérgio Barreto não vai esperar mais. Está na altura da primeira substiuição ofensiva para a Ovarense e é Catarina Soares quem vai render Mariana Almeida.
46′ – Com duas pontas de lança, a Ovarense coloca o “Fofó” em sentido. A formação visitante apresenta-se para o segundo tempo com uma reformulada linha de 4 defesas, ao contrário das 3 com que abordou a primeira parte após a expulsão de Inês Salvador.
49′ – É penálti para a Ovarense!! Catarina Soares entrou para mexer com o jogo e já conseguiu fazer estragos. A camisola 9 apareceu na zona de tiro e alvejou Aline com vontade de faturar. A guardiã ainda fez uma enorme defesa ao primeiro remate, mas “borrou” a pintura na sequência, rasteirando Catarina Soares quando esta se preparava para a recarga.
50′ – A bola é da capitã, é Betinha quem vai assumir o castigo máximo.
50′ – É GOOOOLOOO DA OVARENSE!!! Betinha, com frieza, não perdoa!!!! Da marca dos 11 metros, a craque das alvinegras reduz o marcador para 1-2.
55′ – Inacreditável! A Ovarense está completamente transfigurada desde que regressou dos balneários. A turma de Sérgio Barreto está a aplicar um futebol rápido, fluído e avassalador. O CF Benfica está encostado às cordas e este “rolo compressor” pode significar que o empate está perto de acontecer.
62′ – GOLO DE OVAR, GOLO DA OVARENSE!!! GOOOOOLOOOO!! Após um canto na direita, Ana Rocha mostra critério numa enorme confusão na área do “Fofó” e empurra para o fundo das redes já em cima da pequena área. A Ovarense a aproveitar bem o facto de estar a atacar com muitas e a colocar vários elementos dentro da grande área. 2-2 no marcador, temos jogo no Marques da Silva!
63′ – Substituição no CF Benfica: sai Edite Fernandes, entra Joana Flores. Madalena Gala não está a gostar do que está a ver.
64′ – JÁ ESTÁ, JÁ ESTÁ, JÁ ESTÁ!!! É GOOOOOLOOO DA OVARENSE!!!! Ana Rocha chega ao bis com uma execução de cabeça digna de um ponta de lança. A atacante aparece com velocidade ao primeiro poste e antecipa-se à sua adversária para corresponder da melhor maneira a um excelente cruzamento de Betinha. Está feita a cambalhota no marcador, o Marques da Silva está em polvorosa!
65′ – Se estes não são os melhores 20 minutos da Ovarense na atual Liga BPI, são pelo menos dos mais intensos. A pressão das vareiras é sufocante e a reação à perda de bola faz com que a Ovarense tenha uma posse gigantesca nesta fase do encontro.
67′ – Que oportunidade flagrante, Betinha quase marca novamente! A capitã recebe uma bola lançada da direita do ataque e, com espaço dentro da área, remate rasteiro para a baliza. Aline faz uma enorme mancha e com a parada da tarde evita males maiores para o CF Benfica.
69′ – Ovarense em apuros, a guarda-redes Sara Oliveira é expulsa da partida. Na sequência de um ataque bem conduzido pelo CF Benfica, a guardiã vê-se num um para um contra uma adversária e, após ser driblada, faz a falta sobre a sua oponente. Apesar de estar na frente do marcador, a Ovarense vai ter de lançar Miriam Ferreira para a baliza e vai ainda ter de defender um livre muito perigoso à entrada da sua grande área.
70′ – Miriam quase nem tem tempo para aquecer. A jovem guarda-redes suplente entra no jogo e a sacrificada é Flávia Marinho.
71′ – É GOOOOLOOOO DO CF BENFICA… E QUE GOLO!!! Livre batido de forma irrepreensível por parte de Catarina Carvalho. De pé esquerdo na bola, a jogadora do “Fofó” atirou ao canto superior esquerdo da baliza da Ovarense e a recém entrada Miriam, mesmo tendo voado para salvar a sua equipa, nada conseguiu fazer. Empate reposto com o melhor golo do dia.
75′ – O jogo mudou novamente de rumo. O CF Benfica voltou a acreditar que é possível vencer no Marques da Silva e a Ovarense está intranquila desde a expulsão de Sara Oliveira.
78′ – GOOOOLOOO DO “FOFÓ”! ESTÁ FEITO O 3-4! A montanha russa de emoção parece não ter fim. Andreia Silva aparece descaída sobre a direita e aproveita alguma falta de posicionamento de Miriam para, ainda de fora da área, faturar novamente e colocar o CF Benfica a vencer pela primeira vez no segundo tempo. A camisola 9 das visitantes foi inteligente no seu remate, mas Miriam Ferreira não sai do lance sem culpas no cartório.
80′ – Segunda alteração no CF Benfica. Sara Granja sai depois de uma exibição de grande abnegação e cede o seu lugar a Maria João Matos.
85′ – As forças começam a faltar para as locais, a Ovarense não cria chances nas iniciativas de ataque.
90′ – Serão 4 os minutos de compensação concedidos pela árbitra Teresa Oliveira.
90’+1 – Aline Lima está lesionado e deixa o Marques da Silva em total desespero. A guardiã recebe assistência na sua área e o cronómetro não pára.
90’+4 – A Ovarense tenta chegar desesperadamente ao empate. No entanto, o jogo de bolas bombeadas para a área não está a resultar e a presença ofensiva da equipa não é suficiente.
90’+5 – Termina a partida. O CF Benfica vai mesmo sair de Ovar com mais 3 pontos somados.
90’+5 – A fava do jogo saiu à Ovarense. As emoções fortes do encontro foram prova de que o resultado podia ter caído para qualquer lado e, por isso, a Ovarense tem de sair desta 6ª jornada com a cabeça bem erguida.
90’+5 – O “Fófó” chega aos 12 pontos e assume-se como o principal perseguidor do trio de gigantes, Benfica, Sporting e SC Braga. A Ovarense mantém o 11º lugar com 3 pontos e ainda não foi desta que se estreou a ganhar no seu reduto.
90’+5 – É hora de virar baterias para confrontos futuros. A Liga BPI só regressa no dia 17, com a visita da Ovarense a Albergaria para o grande dérbi de Aveiro.

Ouça as declarações dos intervenientes do jogo em entrevista conduzida pelo repórter da Rádio AVfm, Pedro Silva.

Declarações AD Ovarense | Sérgio Barreto
Declarações AD Ovarense | Ana Rocha
Declarações Futebol Benfica | Madalena Gala


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST