Museus Municipais da Feira encerrados nos fins de semana contribuem para o recolher obrigatório
Escrito por AVfm em 13/11/2020
O Museu Convento dos Lóios, em Santa Maria da Feira, e o Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão, fecharão as portas durante os próximos fins-de-semana. A decisão tem por base as novas medidas de contenção implementadas pelo Governo no âmbito do Estado de Emergência provocado pela pandemia Covid-19.
Contribuindo para alavancar o dever cívico de recolhimento, os equipamentos culturais já referidos encerram nos 2 próximos fins de semana, nos dias 14, 15, 21 e 22 de novembro. Recorde-se que, durante estes dias, está decretado o recolher obrigatório entre o período das 13h00 e das 05h00, exceto determinadas situações, nos 191 Concelhos de Elevado Risco.
Contudo, os museus irão abrir nas segundas-feiras seguintes, (em período normal, seria dia de descanso) no horário habitual dos outros dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
O Museu Convento dos Lóios, situado na cidade de Santa Maria da Feira, integra no seu acervo coleções de Arqueologia, História local e Etnografia representativas da ocupação do território, da construção da sua história, das artes, dos ofícios, das tradições e costumes, civis e religiosos, que marcaram a identidade e a cultura da região.
Já o Museu do Papel Terras de Santa Maria, instalado em duas antigas fábricas de papel do início do século XIX, em Paços de Brandão, engloba a história do fabrico do papel, desde a sua fase manufatureira de produção “folha a folha”, até à produção em contínuo e à mais recente história da indústria do papel.
Este encerramento temporário ao fim-de-semana será aplicado durante o período de restrições do estado de emergência, garantindo-se a oferta cultural nos restantes dias da semana, respeitando as normas de higiene e segurança da Direção-Geral da Saúde.
Antonio oliveira Em 14/11/2020 em 13:57
Como é possível o recolher obrigatório com o movimento de viaturas que esou a ver em Sta Maria da feira!!!