Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Na exposição “À Margem de Certa Maneira” Manuela Pimentel convida-nos para a sua casa de azulejos de papel

Escrito por em 05/05/2021

A Câmara Municipal de Ovar (CMO) volta a promover o evento “Maio do Azulejo”, destacando o município como um Museu Vivo do Azulejo. Valorizar os patrimónios azulejar, arquitetónico, histórico e cultural, formando e sensibilizando os públicos são o ADN da iniciativa.

Até ao final do presente mês, essa riqueza artística e patrimonial será o centro de todas as atenções, graças a um programa diversificado e estruturado, que promove várias atividades e enaltece o património azulejar.

A iniciativa arrancou com a inauguração da Exposição “À Margem de Certa Maneira”, da artista plástica Manuela Pimentel, no passado sábado, 1 de maio, cerca das 11h00, no Centro de Arte de Ovar (CAO). O momento contou com a presença de Salvador Malheiro, Presidente da CMO e de Alexandre Rosas, Vereador com o Pelouro da Cultura da autarquia.

A exposição estará patente até 25 de junho e contará, nas sextas-feiras 14 e 21 de maio, com visitas orientadas pela autora, com início às 18h30. Para poder admirar os trabalhos expostos e ouvir os comentários da artista nortenha, é necessário fazer marcação prévia, pois o número de participantes será limitado.

Velhos cartazes arrancados das paredes são por suas mãos transformados em azulejos que estabelecem com o espectador uma relação de familiaridade e proximidade e, ao mesmo tempo, de certa estranheza.

disse a jornalista Tatiana Engelbrecht sobre a exposição

Sendo formada por um conjunto de peças criado ao longo da pandemia, “À Margem de Certa Maneira” acaba por trazer das ruas para o interior uma nova centralidade do tema lar, que se assumiu mais do que nunca o centro de toda a ação das nossas vidas, razão pela qual é possível, ao circular pela galeria principal do Centro de Arte de Ovar, que nos sintamos aqui e ali como se tivéssemos sido convidados para o ninho de Manuela Pimentel!

A Rádio AVfm esteve presente e fez o registo de alguns instantâneos:

« de 24 »

A expor os seus trabalhos desde 2001, seja de forma coletiva com outros artistas ou individualmente, Manuela Pimentel já apresentou trabalhos seus em diversos países, tais como Brasil, Estados Unidos da Améria, Espanha, Itália, Moçambique, etc..

Manuela Pimentel, nascida em 1979, na cidade do Porto, licenciou-se em Artes Plásticas pela Escola Superior Artística do Porto, em 2003. Com uma forte atração pelas áreas da Pintura, Desenho, Cenografia e Vídeo, a artista encontra nas ruas e na vida quotidiana a inspiração e a matéria-prima para as suas originais obras.


Fotos: Jaime Valente
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores
  1. Maria Silva   Em   05/05/2021 em 15:21

    Magnífica exposição com os excelentes trabalhos da Manuela Pimentel. O azulejo tratado com uma enorme dignidade e beleza. Parabéns para a artista e para a organização. 👏👏👏

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *