Nova descarga ilegal no Rio Cáster levou o Bloco de Esquerda de Ovar a questionar o executivo municipal
Escrito por AVfm em 22/04/2021
O Bloco de Esquerda de Ovar (BE) identificou mais uma descarga ilegal no Rio Cáster, com um foco de poluição a céu aberto, junto à ponte do Casal, na cidade vareira.
O partido recorda, com tristeza, que o rio que atravessa a cidade tem sido, ao longo de décadas, marcado por inúmeros atentados ambientais no que respeita a descargas de poluentes de esgotos.
Este tipo de crime ambiental voltou a repetir-se no dia 13 de abril e, segundo os bloquistas vareiros, este caso assume uma particular relevância, já que foi possível identificar a sua origem. Afirmam, assim, que os responsáveis pelo insólito não podem sair impunes.
O BE tem denunciado e exigido que as entidades com responsabilidades políticas e de fiscalização tomem medidas no sentido de identificar e combater os focos de poluição, tornando possível salvaguardar os recursos naturais, que repetidamente recebem descargas de esgotos e resíduos poluentes de diferentes atividades industriais.
Afirmam também que a constante poluição do Rio Cáster interfere na vida quotidiana da sociedade, que se vê prejudicada nos momentos de lazer, quando se depara com maus cheiros e resíduos poluentes, para além do impacto negativo que tais práticas acarretam para a fauna e flora da região.
Assim, ao abrigo do disposto na alínea g) do número 1 do artigo 2°. do Regimento da Assembleia Municipal de Ovar, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda solicitou esclarecimentos ao Executivo da Câmara Municipal de Ovar, sobre a descarga poluente já referida.
Ovar, 18 de Abril de 2021. Com um percurso de décadas marcadas por diferentes denúncias sobre atentados ambientais no rio Cáster, a mais recente descarga poluente de esgotos verificada no dia 13 de Abril assume particular relevância quando se está perante um foco de poluição devidamente identificado e que não pode ficar impune! O Bloco de Esquerda, repetidamente, tem denunciado e exigido das entidades com responsabilidades políticas e de fiscalização, medidas que identifiquem e combatam os focos de poluição, salvaguardando estes recursos naturais que repetidamente recebem descargas de esgotos e resíduos poluentes de diferentes actividades industriais, que vão persistindo em poluir o rio Cáster, como vão confirmando os testemunhos dos munícipes que procuram lazer e tantas vezes se deparam com cheiros nauseabundos e um leito de rio tomado por resíduos poluentes. Ao abrigo do disposto na alínea g do número 1 do artigo 2° do Regimento da Assembleia Municipal de Ovar, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda solicitou esclarecimentos ao Executivo da Câmara Municipal de Ovar, sobre mais uma descarga poluente para o rio Cáster, ocorrida no passado dia 13 de Abril, junto à ponte do Casal, em Ovar.
Publicado por BE Concelho de Ovar em Domingo, 18 de abril de 2021