Novo equipamento de Raio X portátil e digital já está ao serviço no Hospital de Ovar
Escrito por AVfm em 09/09/2022
O Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar (HFZ), dispõe, desde o passado mês de agosto, de um novo equipamento portátil de Radiologia.
Assim, o Serviço de Imagiologia passou a ter disponível um aparelho móvel de raios-X digital, com aquisição direta das imagens. Uma vez realizado o exame, a imagem fica imediatamente visível no monitor do próprio equipamento, sendo enviada em simultâneo para o arquivo imagiológico do paciente.
O novo equipamento permite que doentes internados que precisem de realizar uma radiografia, cuja sala se situa no piso 0, não tenham de se deslocar, com o aparelho móvel de RX a ir aos respetivos quartos. O equipamento dará ainda apoio à atividade desenvolvida no Bloco Operatório.
Luís Miguel Ferreira, presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Ovar, prevê que o novo equipamento trará vantagens quer para os utentes como para os profissionais, melhorando a prestação dos cuidados de saúde. O diretor salientou ainda a evolução do Serviço de Imagiologia, com a unidade hospitalar a apostar na melhoria tecnológica constante.
Estamos muito satisfeitos com este novo equipamento, que demonstra a vitalidade e ambição do Hospital de Ovar em prosseguir a sua missão de prestar sempre o melhor serviço à população, de forma humanizada e personalizada
Luís Miguel Ferreira
O diretor da instituição recorda que, ao longo dos anos, a mesma tem procurado corresponder às necessidades das linhas assistenciais estratégicas, em harmonia com os objetivos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no contexto da transição digital em curso.
O equipamento pode deslocar-se às enfermarias e outros setores em situações específicas, tendo sempre presente que a exposição à radiação X implica “medidas de segurança de proteção radiológica para o paciente, profissionais de saúde e outros pacientes”, sustentou Salomé Araújo, responsável pelo Serviço de Imagiologia do Hospital de Ovar.
A aquisição do aparelho móvel de RX digital foi assegurada por fundos comunitários PO Centro e apoio do Fundo Todos por quem Cuida, uma parceria entre a APIFARMA, Ordem dos Médicos e Ordem dos Farmacêuticos. A oportunidade surgiu aquando da resposta da sociedade civil à pandemia e o Hospital manifesta o seu profundo agradecimento às entidades que proporcionaram a dita aquisição.
[give_form id=”81006″]