Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Indie Zone

22:00 24:00

Atual

Indie Zone

22:00 24:00


O basqueiro e a arte regressam este fim de semana a Santa Maria de Lamas com energias renovadas

Escrito por em 07/08/2021

O Festival BASQUEIRAL está de volta, pleno de energia acumulada para libertar

A reedição do BASQUEIRART, a extensão do festival que se agiganta em 2021, resulta da organização conjunta da Basqueiro – Associação Cultural e do Museu de Santa Maria de Lamas, uma parceria que se amplifica e amadurece, tendo conseguido chegar ao sempre difícil apoio da Direção-Geral das Artes (DGARTES).


Relacionado:


A decorrer de 19 de junho a 22 de agosto, com uma programação de fundo ininterrupta, a programação cultural intensifica-se a cada fim de semana.
Confira o que o festival tem para oferecer a 7 e 8 de Agosto:

No sábado terá lugar a quarta sessão do café concerto, com início marcado para as 21h30, com dois projetos musicais a subir ao palco:

O Manipulador

O Manipulador é a one-man-band de Manuel Molarinho.
Influenciado por bandas de rock alternativo e ética DYS, o músico encontra inspiração em paisagens industriais abandonadas, nos ritmos e melodias das conversas e na experimentação. A sua originalidade passa pela criação de peças e canções somente através do uso do baixo, loop station e voz, dando ao instrumento o papel principal nos setores de percussão, textural e melódico.

Traz na bagagem o mais recente registo, “Doppler”, lançado em janeiro de 2020 com o selo da editora Saliva Diva, depois de “Boxing”, “Chess” e “Loop”. Falamos de um verdadeiro compêndio de investigação e experimentação das possibilidades de utilização do baixo elétrico como instrumento total.

3130

O coletivo 3130, formado por Pascal Ansell, Violeta Lisboa e Jari Marjamaki, surge das caves da cidade lisboeta, onde o mofo é o odor reinante, misturando-se com a destilação de fluxos pós-punk, industriais e ondas frias com uma forte gota de acid para dar coloração à mistura.

Segundo a banda, a sua música é destinada a corujas cibernéticas e é constituída por uma bateria hipnótica, linhas sequenciais de acid, uma névoa de teclados, espasmos de guitarra tão dilacerantes quanto as suas duras harmonias, e uma voz autoritária e fascinante.

Os concertos terão lugar no espaço exterior do Museu de Lamas, com lotação limitada a 50 pessoas e a entrada a custar 5€. As portas abrem às 20h30, já que o bilhete dos concertos dá acesso a visitar gratuitamente a exposição de fotografia “Living Among What´s Left Behind”, do fotojornalista Mário Cruz.

Às sextas-feiras, sábados e domingos, a exposição tem a singularidade de poder ser apreciada com outro olhar, através das Visitas Noturnas, entre as 20h30 e as 24h00, no Museu de Santa Maria de Lamas. Ao sábado, a entrada tem a particularidade de ser exclusiva aos portadores do ingresso para o Café Concerto.

O CineEco Seia – Festival Internacional de Cinema Ambiental é uma nova parceria, mais uma conquista que orgulha e reforça o Basqueiral. Com as arcadas do Museu de Lamas como pano de fundo, o Basqueirart 2021 recebe uma extensão oficial da 26ª. edição do CineEco Seia que, a cada ano, reúne mais de 600 obras a concurso.

A sessão da tarde, agendada para as 15h30, repete-se às 16h30, com o público infantil como alvo. A projeção será feita no interior do Museu de Lamas, com entrada gratuita. Apesar disso, sendo a lotação limitada a 12 pessoas, é obrigatório fazer inscrição prévia, por email para geral@museudelamas.pt ou através do telefone 227 447 468.

A sessão da noite, com início às 22h00, destina-se ao público em geral, sendo igualmente de acesso livre. Decorrerá no exterior do Museu, bastando marcar presença para assistir.

Sessão da tarde – público infantil:

  • Of (Sigh), de Vlad Bolgarin, animação, Moldávia (15 min),
  • Solstício, de Bruno Carnide, animação, Portugal (3 min);
  • Oficina com o Serviço Educativo do Museu de Lamas.

Sessão da noite – público em geral:

  • A Alma de Um Ciclista, de Nuno Tavares, documentário, Portugal, 2020 (73 min).

Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *