«O Válega vai estar preparado para discutir os 5 primeiros lugares da 1ª Divisão» – Cláudio Maciel
Escrito por AVfm em 24/06/2022
Após uma natural renovação anunciada, Cláudio Maciel esteve no “Passe da Letra” da Rádio AVfm a avaliar a temporada de estreia do CCR Válega no Campeonato SABSEG e a projetar 2022/23, onde afirma que os valeguenses têm de «estar no patamar mais elevado do campeonato.»
O treinador que levou o Válega à sua primeira vitória de sempre na elite aveirense espera que o trabalho sustentando que tem sido posto em prática no Sargaçal dê os seus frutos no próximo ano, numa divisão onde o nível competitivo é mais adequado à realidade atual do clube.
«Sempre tive a capacidade para encarar grandes desafios, mas sabia que este ia ser bastante difícil», começa por confessar quando abordado acerca do convite que o levou a regressar a Válega depois de passagens bem sucedidas por SC Espinho e CD Paços de Brandão.
«Quem me convidou para ir para Válega foi o [Tozé] Portela, um amigo de longa data. Aceitei o convite, mas propus desde logo que o projeto fosse de futuro – por isso, começamos já este ano a preparar a próxima época.»
Com a manutenção inatingível desde cedo, o Válega acabou por cimentar a experiência do seu jovem plantel ao longo das jornadas. No fecho de época, os 7 pontos alcançados na Fase de Manutenção não dão aso a grandes festejos, mas também não revelam a verdadeira capacidade que a equipa apresentou ao longo da temporada.
«Quando cheguei, a equipa do Válega estava muito exposta. Tentei desde logo equilibrar as coisas, começando por cimentar o processo defensivo. […] Os jogadores foram fantásticos a trabalhar, superaram todos os problemas e a vitória da última jornada até já devia ter surgido antes.»
De facto, e apesar de alguns empates pelo caminho, o Válega apenas conseguiu um triunfo de campeonato no derradeiro encontro da época, perante o Bustelo (2-1). Cláudio Maciel salienta que a vitória não surgiu mais cedo apenas devido a fatores não controláveis pela formação que orienta, nomeadamente a arbitragem, que unanimemente acabou por ser prejudicial ao Válega em momentos decisivos das partidas.
«Éramos a equipa do SABSEG com o orçamento mais baixo, as armas não eram iguais. Quando se aperceberam que o Válega já não contava para o campeonato, foi muito mais fácil errarem contra nós. No entanto, nós trabalhamos diariamente até ao fim e, com isso, puseram o nosso trabalho em causa.»
Distante das polémicas que impediram o Válega de ser melhor sucedido no Campeonato SABSEG, o técnica olha agora para o novo desafio da 1ª Divisão Distrital. Não assumindo uma candidatura firme à subida, Cláudio Maciel deixa no entanto a vontade de lutar por objetivos ambiciosos. «A nossa equipa vai estar preparada para discutir os 5 primeiros lugares da 1ª Divisão.»
«Queremos ficar com grande parte do nosso plantel. Sabemos que há jogadores que podem dar o salto, mas estamos a tentar que a maioria fique – pelo menos – mais um ano para estarem mais preparados depois.»
Como tem sido noticiado no Mercado AVfm, o Válega tem já encaminhadas várias renovações e uma continuidade para a sua equipa senior. Entradas poderão surgir, mas apenas para completar uma base de jogadores que, pretende Cláudio Maciel e a estrutura valeguense, transite da época que agora findou para a que está prestes a iniciar-se.
Reveja toda a hora de conversa com Cláudio Maciel, no “Passe de Letra” do último domingo.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva