Obra de requalificação do Esmoriztur inacabada irá novamente a concurso
Escrito por AVfm em 12/11/2020
A requalificação da única sala de espetáculos de Esmoriz, Freguesia do concelho de Ovar, arrancou em 2018 e, tendo final previsto para o final de 2019, nunca veio a ser terminada. A situação justifica-se pelo facto do empreiteiro responsável, a empresa Binómio Elevado, Técnicas de Engenharia e Construção, Lda, ter admitido a sua incapacidade de concluir os trabalhos, devido a dificuldades financeiras, desistindo da obra.
De forma a ultrapassar esta situação, a Câmara Municipal de Ovar (CMO), está a preparar o dossier para o que Esmoriztur, antigo Cine Teatro de Esmoriz, volte a concurso público, para que possa ser terminada a sua requalificação.
Perante o imprevisto da empresa que venceu o primeiro concurso, a quem foi adjudicada a obra, a autarquia conseguiu chegar a acordo para a anulação do contrato, evitando uma tramitação legal mais complexa e demorada. Assim, está em fase de conclusão um levantamento do que está feito e do que ainda falta fazer na obra, com vista à elaboração de um novo caderno de encargos.
A reabilitação deste edifício é uma aspiração antiga da comunidade esmorizense. A CMO comprou o imóvel há 20 anos, mas nunca o requalificou. Este, foi-se degradando, até ter que fechar portas há cerca de 10 anos atrás. Em 2018, a Freguesia viu finalmente avançarem as obras na sala onde muitos viram cinema pela primeira vez.
A requalificação do Esmoriztur teve uma previsão orçamental inicial de cerca de 1,5 milhões de euros, inteiramente financiada pela autarquia, acabando por derrapar para perto de 1,8 milhões de euros.
Fazem parte do projeto uma sala polivalente com 500 lugares sentados, um palco com uma profundidade considerável, cabine de projeção e bastidores maiores com acesso ao exterior. A infraestrutura acolherá ainda um bar e uma sala para eventos culturais e de formação na cave, entre outros espaços necessários ao desenvolvimento das atividades que lá irão ter lugar.