Oliveira de Azeméis equipou edifícios públicos com aparelhos que salvam vidas
Escrito por AVfm em 31/01/2024
A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis equipou vários edifícios do município com aparelhos DAE – Desfibrilhador Automático Externo, essenciais para salvar vidas em caso de paragem cardiorrespiratória.
O DAE é um dispositivo portátil que permite, através de elétrodos adesivos colocados no tórax da vítima, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não a administração de um choque elétrico.
Entre os edifícios dotados, destacam-se: o Edifício dos Paços do Concelho, o Edifício da Ação Social, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, o Edifício do Antigo Centro de Saúde, Edifício Centro Lúdico, TeMA, Pavilhão Municipal, Complexo Desportivo de Cucujães, Piscinas da La Salette e Piscinas Municipais.
Um dos equipamentos ficará reservado para dar assistência a grandes eventos como a Noite Branca, o Mercado à Moda Antiga, o festival 37.20 ou as Festas de La Salette.
De acordo com Joaquim Jorge, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, “este é um investimento importantíssimo“, que traduz a preocupação da autarquia com a saúde e segurança da comunidade local e dos visitantes, porque permite dotar os principais espaços municipais com um equipamento de assistência pré-hospitalar.
O autarca acrescentou ainda que a segurança do público em grandes eventos é assegurada por uma equipa 40 elementos para atuarem em caso de emergência.
O Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa está a ser implementado de forma faseada. A segunda fase da instalação destes equipamentos abrange os maiores estabelecimentos escolares do território oliveirense.
[give_form id=”81006″]