Current track

Title

Artist

Current show

AV Despertar

06:00 08:00

Current show

AV Despertar

06:00 08:00


Ordem dos Psicólogos firma protocolo com o Município de Estarreja para melhorar a saúde mental da população

Written by on 18/05/2022

A Câmara Municipal de Estarreja (CME) assinou um protocolo de parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com o foco na promoção da Literacia em Saúde Mental. Esta é uma temática plena de atualidade, muito por força da pandemia Covid-19, sendo muito importante que se discutam medidas e estratégias que promovam uma sociedade ativa e saudável.

O documento representa uma oportunidade única para dar ferramentas à comunidade no sentido de reduzir os impactos da pandemia, a par de outros acontecimentos em diversas dimensões: bem-estar psicológico, ansiedade, depressão, perturbação de stress pós-traumático, burn out e resiliência.

Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da OPP, esclareceu que através de uma leitura de obras indicadas sobre o tema, “ficamos mais capacitados para compreender os fenómenos”.

O profissional adiantou que a leitura e o conhecimento capacitam o cidadão a identificar e reconhecer os sinais de alerta de instabilidade, ajudando-o a aceitar a nova realidade e estimulando-o a ter mais cuidados no sentido de prevenir o surgimento ou agravamento de um possível sofrimento psicológico ou perturbação mental.

Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos

O presidente da autarquia estarrejense, Diamantino Sabina, recordou que em tempos mais severos da pandemia Covid-19, todos os cidadãos, uns mais do que outros, foram submetidos a elevados níveis de stress. Reconheceu ainda que o tema mais recente da Guerra na Ucrânia e respetivas consequências sociais e económicas têm interferido com as preocupações de todas as pessoas. Assim, encarou a parceria como uma forma de apoiar e ajudar os seus conterrâneos a tornar o município mais resiliente.

Isabel Simões, Vereadora da CME com o Pelouro da Saúde e Ação Social, afirmou que uma das lições a retirar da pandemia foi a necessidade de abordar questões como a Saúde Mental, tendo ficado exposto como a falta de cuidado da mente humana pode impactar os indivíduos, as comunidades, as instituições e as organizações.

Após a assinatura do protocolo, seguiu-se uma mesa-redonda, que contou com os testemunhos da responsável da Divisão de Educação e Desenvolvimento Social do Município de Estarreja, Sofia Freire, do docente Emídio Ferro e da psicóloga Filipa Pires, onde foi evidenciada a importância da Saúde Mental e da relação próxima entre a autarquia e as instituições.

O presidente da Direção-Geral do Norte da OPP, Eduardo Carqueja, considerou que a mesa-redonda revelou o papel e a importância que a autarquia dá à temática:

Há muito tempo que Estarreja é para nós um exemplo de proximidade com diferentes atores da sociedade, que resulta numa cultura de rede com o único objetivo de trabalhar a qualidade e o bem-estar das pessoas.

acrescentou Eduardo Carqueja

Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *