“Oso” de Bruno Lourenço é a melhor curta da edição de 2022 de Shortcutz Ovar
Escrito por AVfm em 15/07/2023
O Shortcutz Ovar premiou, na noite de 14 de julho, as melhores curtas-metragens das 24 que foram transmitidas durante a 6ª. Temporada, ao longo de 8 sessões.
O Shortcutz é uma iniciativa que promove a exibição de curtas nacionais de forma periódica em formato competitivo e, em Ovar, é acolhimento pelo serviço de cultura da Câmara Municipal de Ovar (CMO) e liderado por Tiago Alves.
Estas 24 curtas foram assim submetidas a concurso, podendo ser eleitas nas categorias Melhor Curta-Metragem do Ano, Melhor Primeira Obra, Melhor Animação, Prémio Especial do Júri e Prémio do Público.
O painel de jurados foi composto pela produtora Joana Gusmão, a atriz Mia Tomé e o encenador Leandro Ribeiro.
A Festa dos Premiados – 6ª. Temporada 2022 começou por volta das 21h30, na Escola de Artes e Ofícios, espaço municipal que acolhe as sessões regulares do Shortcutz. Durante o serão foi possível rever as fitas galardoadas, havendo, posteriormente, tempo para uma bebida e musiquinha com Isa Leen e DJ Set Mr. Wolf a assegurarem o After Party.
Resultados da Festa dos Premiados 2022 – Shortcutz Ovar
- Melhor Curta-Metragem do Ano
“Oso” de Bruno Lourenço
A curta-metragem, produzida por O Som e a Fúria, ficciona o “avistamento de um urso solitário numa vila do norte de Portugal, que é inicialmente recebido com entusiasmo pelos locais e por uma jovem vigilante da natureza“.
O júri considerou que em «Oso», Bruno Lourenço “desenha um retrato de uma comunidade rural, passeando entre a realidade e o mito, ao mesmo tempo que trabalha o humor de uma forma exímia e rara“.
- Melhor Primeira Obra
“Kumaru” de Patrícia Santos, Tânia Teixeira e Bruno Maravilha
Na categoria de melhor primeira obra foi distinguido «Kumaru», um filme do trio de alunos da Universidade Lusófona, nomeadamente Patrícia Santos, Tânia Teixeira e Bruno Maravilha.
- Melhor Animação
“O Teu Nome É” de Paulo Patrício
O prémio de melhor animação foi atribuído a «O Teu Nome É», docuficção de Paulo Patrício sobre o assassinato da mulher trans Gisberta Salce Júnior, no Porto.
- Prémio Especial do Júri
“Tchau Tchau” de Cristèle Alves Meira
O prémio especial do júri na seleção oficial competitiva foi atribuído a «Tchau Tchau», de Cristèle Alves Meira. É a terceira distinção da cineasta luso-francesa no Shortcutz Ovar, onde recebeu o prémio de melhor curta com «Campo de Víboras» em 2017.
- Prémio do Público
“O Lobo Solitário” de Filipe Melo
A mais recente curta-metragem do músico e realizador de cinema Felipe Melo recebeu o prémio do público que corresponde à curta-metragem mais votada pelos espectadores nas sessões realizadas em 2022.
A realizar-se desde 2017, o Shortcutz Ovar prossegue com a 7ª edição, alinhada com a programação Ovar/Cultura, reservado já as datas 29 de setembro, 26 de outubro e 30 de novembro, para as próximas sessões
[give_form id=”81006″]