Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Horóscopos

11:10 11:15

Atual

Horóscopos

11:10 11:15


Ovar arranca com a recolha e valorização de resíduos alimentares. Conheça as várias fases do processo

Escrito por em 10/09/2022

 A Câmara Municipal de Ovar já avançou no terreno com o projeto de Recolha Seletiva de Biorresíduos (RUB), procedimento que passará a ser obrigatório a partir de 2024.

A iniciativa é financiada através de uma candidatura a fundos comunitários do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), tornando o município vareiro pioneiro no país.

Nesta fase inicial, o projeto arranca junto do Canal HORECA (estabelecimentos de restauração e bebidas, hotéis e cantinas). Nesses estabelecimentos já estão a ser entregues contentores com capacidade de 80 litros. Os resíduos serão recolhidos nessas empresas por uma equipa contratada pela autarquia, deviamente identificada e numa periodicidade ajustada a cada realidade.

Numa segunda fase, haverá lugar à adaptação da recolha do setor doméstico, através do método porta a porta, com sensibilização das populações e distribuição de contentores nas freguesias de Válega e de São Vicente de Pereira. Cada habitação aderente receberá um kit que incluirá um balde de 7 litros e um contentor de 40, onde os cidadãos depositarão os biorresíduos que aguardam recolha, em dias e horários a combinar.

A última fase da RUB está prevista para 2023 e passará pela instalação de contentores castanhos na via pública, espalhados pelas freguesias de Esmoriz, Cortegaça, Arada, Maceda, São João e Ovar.
Aí, os kit’s familiares incluirão um balde de 7 litros e um cartão de utilizador. Os contentores encontrar-se-ão fechados, podendo ser abertos com o referido cartão ou através de uma APP instalada nos telemóveis dos utilizadores.

Da categoria de Biorresíduos fazem parte os resíduos biodegradáveis de jardins e parques, os resíduos alimentares e de cozinha de habitações, escritórios, restaurantes, grossistas, cantinas, unidades de catering e retalho e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos. Neste projeto a recolha será dirigida apenas aos resíduos alimentares. Os resíduos verdes continuarão a ser tratados por recolha domiciliária ou por entrega no Ecocentro de Ovar.

O que colocar nos novos contentores castanhos?

Restos de legumes, cascas de fruta, carne, peixe, ovos, restos de pão e bolos, borras de café, saquetas de chá, papel de cozinha e guardanapos de papel.

O que não colocar nos novos contentores castanhos?

Resíduos líquidos, embalagens e recipientes, copos, talheres, pratos, chávenas, papéis impressos, papel de alumínio, fraldas, caricas, rolhas, beatas, têxteis e lâmpadas.

Os biorresíduos recolhidos serão transportados para uma estação de tratamento, dando origem a um processo de compostagem, que os transformará em adubos naturais para solos de hortas e jardins.

Vamos seguramente fazer a diferença com este projeto. Ovar é um dos municípios pioneiros a contribuir para que o nosso país tenha um futuro ambiental mais sustentável

sublinhou Salvador Malheiro

O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, referiu que a candidatura a apoios comunitários foi uma oportunidade para avançar com o projeto de Recolha Seletiva de Biorresíduos, que virá a ser obrigatória, de acordo com as diretrizes europeias e as imposições do novo regulamento geral de gestão de resíduos.

O edil apelou ainda aos ovarenses para que “participem, adiram, contribuam para um ambiente mais sustentável e, no futuro (após testagem da estrutura tarifária), usufruam de benefícios financeiros”.

Pode obter mais informações ou aderir à iniciativa e solicitar o seu kit através das linhas de atendimento telefónico gratuitas 800 450 046 e 800 204 679.
Os aderentes da Fase 1 – Canal HORECA, também já poderão agendar as ações de sensibilização/recolha com equipas destacadas para o efeito, através dos mesmos contactos ou pelo email ecolinha@cm-ovar.pt.

Documentos úteis (hiperligações):

1ª Fase | Canal HORECA
2ª Fase | Recolha porta-a-porta nas freguesias de Válega e São Vicente de Pereira
3ª Fase | Via pública
Folheto Informativo (vantagens, processo e dicas de separação)

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *