Ovar vai integrar projeto REDE+ para promover a inclusão de Pessoas com Problemas de Saúde Mental
Escrito por AVfm em 18/06/2025
O Município de Ovar está empenhado em promover a inclusão social de Pessoas com Problemas de Saúde Mental no concelho, tendo firmado um protocolo de colaboração com a Associação Quinta das Pontes, para a implementação do Projeto REDE+.
Trata-se de uma proposta que pretende intervir junto deste grupo, assim como das famílias, profissionais e empresas, com vista à criação de um modelo de articulação interinstitucional que facilite a sua integração profissional.
A Vereadora do Desenvolvimento Social do Município de Ovar, Ana Cunha, sinaliza que a “saúde mental ainda é alvo de estigma e exclusão social” e acredita que o futuro projeto será importante para desmitificar preconceitos, informar a população e criar respostas concretas que contribuam para uma maior inclusão profissional das Pessoas com Problemas de Saúde Mental.

A autarca acrescenta ainda que o Município de Ovar irá contribuir para este projeto com o seu conhecimento do território, sinalização do público-alvo e mobilização de entidades e pessoas para a participação nas sessões de sensibilização e capacitação.
Entre as metas estabelecidas, estão o desenvolvimento de programas de capacitação para a prevenção e promoção da saúde mental, a formação de equipas técnicas na comunidade e a partilha de informação, de forma a aumentar a literacia em saúde mental e, consequentemente, eliminar o estigma associado.
O programa prevê, ainda, o mapeamento das estruturas de reabilitação e intervenção comunitária e a criação de novas redes de apoio intersectoriais formais e informais.
Para além do Município de Ovar, o projeto REDE+ envolve mais oito municípios da Região Centro, num total de 160 pessoas.