Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Ovarense Basquetebol: Sinais de retoma na estreia de Pedro Nuno

Escrito por em 21/01/2021

Na estreia de Pedro Nuno no comando da equipa, a Ovarense perdeu na deslocação ao Pavilhão Unidade Vimaranense, casa do Vitória SC, em jogo a contar para a 13ª jornada da Liga Placard. Porém, o resultado final de 71-70 a favor dos vitorianos prova que os vareiros venderam bem cara esta derrota e é um sinal de retoma que pode ser aproveitado para exibições futuras.

Depois de já ter deixado bons sinais contra o Sporting (aquando da eliminação da Taça de Portugal), a Ovarense voltou a fazer um jogo sério e, acima de tudo, extremamente agressivo em termos defensivos. O número de faltas dos alvinegros foi-se acumulando ao longo dos períodos, mas sempre com o objetivo claro de condicionar o jogo do Vitória SC, algo que poderá vir a tornar-se numa imagem de marca da Ovarense com Pedro Nuno ao leme.

A contribuir de forma decisiva para a nova e lavada face da Ovarense esteve Christopher McKnight. O recente reforço norte-americano, que já trabalhara com Pedro Nuno no Bahrain, chegou há poucos dias de França mas já assumiu a batuta da equipa, tendo sido o atleta com mais tempo de jogo dentro da quadra e um dos que registou estatísticas mais interessantes.

A Ovarense chegou mesmo a liderar o marcador, recuperando da desvantagem que colhera ao intervalo. A segunda parte dos alvinegros foi cheia de possibilidades de passar para uma situação de vitória e, inclusivamente, na última posse de bola do encontro, os vareiros tiveram a chance nas mãos de McKnight e de Pedro Bastos para selarem o triunfo a seu favor: ambos falharam na linha 3, perto da buzina final.

Apesar dos sinais de positividade, há ainda muitas arestas por limar e que devem preocupar o técnico Pedro Nuno. Nomeadamente a quantidade considerável de turnovers que, principalmente nos primeiros dois quartos, prejudicaram o jogo da Ovarense; e também a construção ofensiva da equipa, muitas vezes travada pela incapacidade de fazer uma jogada fluir com basquetebol coletivo.

Nos melhores registos individuais esteve, como dito anteriormente, Chris McKnight. O experiente gigante de 33 anos terminou o jogo com um duplo-duplo de 18 pontos, 10 ressaltos e 2 assistências. Também Isaac Johnson acabou com bons números, ele que saltou do banco para registar 19 pontos, 7 ressaltos e 3 assistências.

A AVfm esteve à conversa com ambos os técnicos no final encontro. Ouça as declarações:

Pedro Nuno | Treindador Ovarense Gavex
Carlos Fechas | Treinador Vitória SC

Com o fecho da primeira volta do campeonato e, depois de assumir publicamente que ainda quer correr pelos Playoffs, espera-se trabalho duro e com resultados rápidos para Pedro Nuno e a sua Ovarense. A chegada de mais um ou dois reforços continua na calha e o plantel, apesar do investimento previsto, ganhará finalmente qualidade para ter soluções de nível para quase todas as circunstâncias.

Ainda assim, o calendário futuro continua sem dar tréguas. À porta está já um fim-de-semana com jornada dupla, primeiro com a Ovarense a visitar o reduto da Oliveirense e depois com uma receção ao Barreirense. Com 8 derrotas seguidas e sem ganhar há mais de 2 meses, a Ovarense quererá dar uma sapatada na crise, não apenas com vitórias, mas sobretudo com vitórias efetivas.

Ocupando o 11º lugar da tabela classificativa, o Playoff continua à vista para os vareiros. Mas a margem de erro é diminuta ou mesmo nula.


Fotos: Federação Portuguesa de Basquetebol
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente
Reportagem: Pedro Silva e Rafael Correia

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *