Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00


Ovarense Gavex foi buscar a terceira a uma quarta

Escrito por em 18/11/2020

A Ovarense Gavex está de volta aos triunfos. Em jogo em atraso da 5ª jornada da Liga Placard, jogado a uma quarta-feira, e na ressaca de duas derrotas consecutivas (contra FC Porto e SC Lusitânia), os vareiros deslocaram-se à Maia para derrotar os locais com um placard avolumado de 96-80, registando o terceiro triunfo na Liga Placard 2020/21

Rapidamente se percebeu que este seria um jogo de qualidade por parte da Ovarense – mesmo que, na fase inicial, o basquetebol atrevido dos maiatos tenha sido difícil de controlar por parte da defensiva alvinegra. Foi o próprio Nuno Manarte a admitir, aos microfones da AVfm, que esta não a melhor exibição coletiva no que à guarda do cesto da sua equipa diz respeito. No entanto, tal poderá dever-se ao estilo peculiar aplicado pelos comandados de João Oliveira ao longo dos 40 minutos, procurando muito mais as iniciativas individuais dos seus norte americanos (Bright Mensah e Jakob Lowrence à cabeça) do que propriamente jogadas de circulação de bola mais convencionais.

Ainda, por melhor que estivessem os melhores jogadores do Maia, dificilmente seria um dia em que se iriam sobrepor à qualidade da Ovarense no ataque. As percentagens de tiro vareiro estiveram nos píncaros, com destaque para os 54% da linha de 3 pontos (13 em 24) e a fluidez das combinações entre equipa que encheram as medidas aos adeptos que ouviram o relato na sintonia dos 98.7 FM.

A grande evidência individual vai para Kendall Jacks, que começa a carburar ao nível do que lhe era referenciado à chegada a Ovar. O camisola 2 esteve muito ativo com 25 pontos (5 triplos), 4 ressaltos (defensivos) e 7 assistências. Pedro Bastos (17 pontos, 4 ressaltos, 11 assistências) e Trey Moses (15 pontos, 12 ressaltos, 4 assistências) fizeram um duplo-duplo e mesmo Isaac Johnson (17 pontos, 8 ressaltos, 5 assistências) e Brock Gardner (17 pontos, uma assistência) obtiveram números muito interessantes.

A maior pecha da Ovarense terá mesmo sido os dados vindos do banco de suplentes, com as escolhas secundárias de Nuno Manarte a contribuírem de forma mais invisível para o desfecho do encontro. Embora com uma ligeira melhoria em relação ao desafio dos Açores contra o Lusitânia, o banco da Ovarense só contribuiu com 5 pontos (3 de Kiko Oliveira, 2 do capitão Cristóvão Cordeiro), fazendo-se ainda notar as ausências forçadas de Pedro Oliveira e Pedro Pinto.

Ainda assim, vindos do banco, note-se a vontade com que entraram os jovens Kiko Oliveira (8 minutos em campo) e Rodrigo Gomes (um minuto em campo). Este foi um jogo propício para que os meninos da formação pudessem aparecer em contexto de basquetebol positivo e, enquanto se mostraram na quadra, foi visível a vontade da equipa (e dos seus ícones) em trabalharem para que os recém entrados se evidenciassem. Kiko Oliveira, em particular, começa a ganhar algum arcabouço nas opções de Nuno Manarte, ele que se encontra em grande forma e comprovou isso mesmo no duplo compromisso da equipa B que se realizou nos dias seguintes ao Maia-Ovarense da Liga Placard.

Estivemos à conversa com os treinadores no rescaldo da partida da passada quarta-feira. Ouça as declarações dos técnicos:

Nuno Manarte – Treinador da AD Ovarense Gavex
João Oliveira| Técnico do Maia Basket Club

Com esta vitória, a Ovarense regressa ao top 8 da classificação, estando precisamente no 8º posto da geral do campeonato. Com 3 vitórias em 6 jogos, os vareiros têm menos um jogo que Sporting (1º classificado), Académica (9º), Barreirense (10º) e Esgueira (13º). No entanto, só voltarão à competição depois da pausa para as seleções.

É verdade que, originalmente, a Ovarense voltaria à ação no sábado passado, na receção ao CAB Madeira. Porém, esse jogo foi mesmo adiado devido às condicionantes impostas pela COVID-19 que impedem os insulares de viajar até ao continente.

Assim, a Ovarense só volta a fazer contas à vida em Dezembro, no dia 5 desse mês, com uma visita à Luz para defrontar o candidato ao título, SL Benfica. Recorde-se que, durante os compromissos internacionais, tanto Pedro Bastos como o técnico Nuno Manarte estarão de quinas ao peito e a representar a nossa Seleção Nacional.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente
Reportagem: Pedro Silva e Rafael Correia


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *