Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Palco Mundo

19:00 20:00

Atual

Palco Mundo

19:00 20:00


Ovarense goleia Fermentelos; Vareiros assumem a Liderança isolada do campeonato

Escrito por em 22/10/2025

A Ovarense teve uma entrada forte no jogo e rapidamente chegou à vantagem no marcador. Os Vareiros estavam avassaladores e o resultado ganhou contornos de goleada. Na segunda parte, o Fermentelos deu uma resposta discrepante, no entanto a equipa treinada por Fábio Vieira acabou mesmo por vencer categoricamente por seis bolas a duas (6-2).

No regresso ao Marques da Silva depois da vitória em Estarreja, a Ovarense podia alcançar a liderança isolada do campeonato, uma vez que o Fiães tinha uma deslocação árdua ao terreno do Paços de Brandão.

A turma liderada por Fábio Vieira apresentou-se no habitual 4-4-2 e com apenas uma alteração no onze inaugural. André Claro regressou à titularidade e, apesar de ter realizado boas exibições nos últimos jogos, Luís Cacheira foi relegado para o banco de suplentes. Por outro lado, o Fermentelos desejava dar continuidade ao bom momento sem derrotas e surpreender os Vareiros. O treinador de 44 anos ex Alba Hugo Oliveira exibiu-se com o mesmo onze e abdicou do 3-5-2 para jogar em 4-2-3-1 com Tiago Baía a desempenhar a função de lateral direito e Marcelo Dias a de extremo direito.

Perante os seus adeptos, a Ovarense entrou acutilante no jogo e começou a demonstrar toda a sua superioridade. O Fermentelos deslocou-se ao Marques da Silva com o intuito de defender num bloco intermédio-baixo e explorar o contra-ataque, no entanto enfrentou algumas dificuldades para sair do meio-campo defensivo e os Vareiros chegaram à vantagem numa fase muito precoce do encontro. Depois de uma boa jogada em ataque organizado, o mágico Pedro Martins passou para o inevitável Gonçalo Semedo que rematou para o fundo da baliza do experiente guarda-redes João Figueiredo (8´).

Os Leões da Pateira não conseguiam superar a pressão alta da Ovarense e ter bola em organização ofensiva, portanto, a seguir a mais uma recuperação de bola no meio-campo do adversário, o regressado André Claro passou para o reforço Mário Correia que finalizou ligeiramente por cima da baliza do Fermentelos. A equipa orientada por Fábio Vieira já estava a ameaçar e, após um canto cobrado por Pedro Martins, a bola sobejou para Gonçalo Semedo que deixou para o goleador Mário Correia fazer o primeiro na conta pessoal e dilatar a vantagem no marcador (31´).

Os Vareiros continuavam dominadores e, depois de um livre marcado de forma irrepreensível pelo lateral esquerdo Zézinho, o capitão Edgar Almeida desviou a bola de cabeça para uma enorme intervenção de João Figueiredo. O lance prosseguiu e, a seguir a um remate do irreverente Lucas Lima, Mário Correia desviou a bola na direção da baliza do Fermentelos, porém o guardião dos Leões da Pateira evidenciou mais uma vez que estava muito concentrado.

A equipa liderada por Hugo Oliveira tentou reagir, essencialmente, através de bolas paradas, todavia a Ovarense ampliou novamente o resultado. Depois de mais uma assistência de Pedro Martins, o ex Leça Mário Correia finalizou sem hipótese e bisou na partida (43´). Os jogadores do Fermentelos ficaram completamente suscetibilizados e desnorteados com o terceiro golo dos Vareiros e, após algum imbróglio na área de João Figueiredo depois de um cruzamento de Lucas Lima, Gonçalo Semedo também bisou e apontou o quarto golo para os pupilos de Fábio Vieira (44´).

A Ovarense estava muito impetuosa e tudo indicava que o resultado pudesse ganhar contornos de goleada. A equipa treinada por Hugo Oliveira não conseguia esboçar uma reação e os Vareiros aumentaram o marcador mesmo antes do apito para o intervalo. Depois de um mais um momento fantástico em ataque posicional, Gonçalo Semedo assistiu Lucas Lima para o quinto golo no jogo (47´).

Na segunda parte, Hugo Oliveira efetuou duas substituições e modificou a estrutura. O Fermentelos passou a jogar em 3-5-2 com o jovem avançado vertiginoso Joni Manafá na frente de ataque junto a Tika e Leandro Cruz ingressou para médio ofensivo à frente dos dois médios Jorge Silva e Hudson. Os Leões da Pateira entraram mais pressionantes e com mais alento para chegar, pelo menos, ao “golo de honra”.

Desta forma, depois de um passe de Milton Alef, o recém-entrado Joni Manafá rematou para deixar um aviso a Diogo Almeida. Em contrapartida, a Ovarense começou a despontar no jogo e deu uma resposta taxativa num livre direto marcado pelo número 10 Pedro Martins que foi à trave da baliza de João Figueiredo. Na sequência do lance, o capitão Edgar Almeida ganhou a segunda bola e passou para Lucas Lima que finalizou ao poste da baliza dos Leões da Pateira.

A equipa comandada por Fábio Vieira podia ter incrementado a vantagem no marcador, contudo foi o Fermentelos que logrou o primeiro no encontro. Depois de algum alvoroço num canto apontado por Hudson, a bola sobrou para Milton Alef que cruzou para um bom cabeceamento do ponta de lança ex Ovarense Tika ao segundo poste (53´).

Não obstante os Vareiros apresentarem qualidade em organização ofensiva e conceberem alguns lances de perigo perto da baliza de João Figueiredo, foram pouco veementes sem bola e propiciaram que os Leões da Pateira alcançassem mais vezes o meio-campo ofensivo. Deste modo, depois de uma jogada interessante em ataque organizado, o Fermentelos reduziu ainda mais o resultado através de uma grande penalidade cometida por Leandro Silva sobre Tika. Na marca dos 11 metros perante Diogo Almeida, o defesa central Tojó não claudicou e marcou o segundo golo para os comandados de Hugo Oliveira (67´).

Até ao final, a Ovarense sentenciou a goleada com um golo do avançado nigeriano Morgan a seguir a um passe de Gonçalo Semedo. Os Vareiros venceram dogmaticamente o Fermentelos e assumiram a liderança isolada da competição.

Ouça as intervenções dos treinadores da Ovarense e do Fermentelos, clicando no respetivo player:

AD Ovarense – Fábio Vieira

SC Fermentelos – Hugo Oliveira

SEGUE-SE A DESLOCAÇÃO A PAMPILHOSA

No Campo Municipal Carlos Duarte, a Ovarense defronta o Pampilhosa com o intuito de atingir a quinta vitória consecutiva e de consolidar o primeiro lugar do Campeonato Sabseg. Por outro lado, os Ferroviários ainda procuram a primeira vitória esta temporada para se arredarem do lugar periclitante que ocupam na tabela classificativa, logo vão obstar imenso o desígnio dos Vareiros.


Imagens: SC Fermentelos
Texto: Paulo Folhas

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *