Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


“Pão de Ló Celeste” de Ovar Medalha de Ouro no 13º Concurso Nacional de Doçaria Rica Tradicional Portuguesa

Escrito por em 02/04/2024

No passado dia 25 de março, o “Pão de Ló Celeste” de Ovar, produzido pela Gaby – Pastelaria d’Autor, venceu a medalha de ouro no 13º Concurso Nacional de Doçaria Rica Tradicional Portuguesa, promovido pelo CNEMA (Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas), em parceria com a Qualifica oriGIn Portugal.

Sendo a marca de Pão de Ló de Ovar mais antiga no mercado, o “Pão de Ló Celeste” aplica os ensinamentos de outrora, da receita aos métodos de confeção, os quais se revelam verdadeiramente indispensáveis.

Registada em 1917, pelas mãos de Celeste Gomes Pinto e Irmãs, a marca “Pão de Ló Celeste” tornou-se muito conhecida a nível nacional, principalmente na capital portuguesa, devido a uma forte campanha publicitária contratada pela família. O cartaz original, inalterado até aos dias de hoje, foi criado por Raúl de Caldevilla, considerado o fundador da publicidade moderna em Portugal.

A loja do “Pão de Ló Celeste” situava-se no número 9 da Rua Elias Garcia, em Ovar, onde se deu a passagem do testemunho na confeção da receita familiar ao longo de gerações. Em 1926, Manuel Gomes Pinto assume a gerência da marca, vindo a passá-la, anos mais tarde, ao filho Zeferino Gomes Pinto. Hoje em dia, a continuidade da receita original é assegurada por Gabriela Ramada Ribeiro, que recorda a infância passada na cozinha da sua avó, onde as tias freiras (Celeste, Zélia e Isilda) ensinavam a confecionar todos os ex-libris dos receituários que traziam consigo dos diferentes conventos.

A produtora Gabriela Ribeiro explica que “a utilização de ovos frescos, em detrimento dos ovos pasteurizados dos tempos modernos, ou o recurso à pá da batedeira (pela semelhança à colher de pau usada antigamente) em vez da pinha, privilegiada pela maioria dos produtores, são fatores que se revelam diferenciadores na obtenção do produto final, e que fazem deste um Pão de Ló de Ovar distinto e inconfundível”.

O universo artístico-culinário da Gaby vai muito além do fabrico do ex-libris vareiro. No seu espaço, situado na Rua Cândido dos Reis, desenvolve o projeto “Portugal a Pão de Ló”. Numa homenagem à Doçaria Tradicional e Conventual Portuguesa, a iguaria vareira transforma-se em matéria prima, sendo usado para reinventar outros produtos tradicionais, dando origem a uma vasta gama de derivados de Pão de Ló.

Dessa lista, são já favoritos dos consumidores as Bolachas de Pão de Ló, a Sopa de Ló com Vinho do Porto e a Broa de Pão de Ló de Ovar.

Na dúvida, o melhor será mesmo fazer uma visita à Gaby, bem no centro da cidade de Ovar, e surpreender-se com as iguarias deliciosas e inovadoras que a doceira não se cansa de criar.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *