Mi-Fá-Dó-Sol | 18 Jan 2024
Carlos Reis e Dino Marques 18/01/2024
Emissão: 18 de Janeiro 2024
Descrição: Programa inteiramente dedicado ao Fado. Realizado por intérpretes do género musical, Mi-Fá-Dó-Sol foca-se na divulgação de artistas e eventos, sem deixar de lado a história e as curiosidades de tão importante património português!
Destaque: O Fado e as artes
Já aqui falamos da relação do Fado com a rádio e o teatro e claro que também o cinema não ficou indiferente a este estilo musical. Muitos foram os filmes que retrataram o Fado no grande ecrã até à década de 70, entre os quais, por exemplo, “O Fado, História de uma Cantadeira”, protagonizado por Amália, ou “O Miúdo da Bica”.
Esta presença na rádio, teatro e cinema fez com que o Fado ultrapassasse barreiras geográficas e se tornasse, cada vez mais, um símbolo português.
Amália Rodrigues Por volta dos anos 50, o Fado cruza-se com aquela que viria ser um dos maiores símbolos de Portugal: Amália Rodrigues.
A fadista teve um importante papel na internacionalização do fado e na sua consolidação como forma de arte. O Fado de Amália Rodrigues não conhecia fronteiras algumas, de língua ou culturais.
Desde que apareceu e se tornou fadista, e até à sua morte em 1999, Amália foi um ícone da cultura nacional e que levou o bom nome do país, através do Fado, aos quatro cantos do mundo.
A ditadura salazarista e a sua censura colocaram o Fado numa posição não merecedora que foi restaurada com a implementação do Estado democrático em 1974. A partir dessa altura, o Fado deixa de ser motivo de debate, pois torna-se consensual a sua importância e significado.
Considerado património musical português, começa a notar-se uma crescente tendência de atenção da indústria discográfica a este estilo e o aparecimento de uma nova geração de músicos: uns fadistas, outros imensamente influenciados pelo Fado, como por exemplo, António Variações ou José Mário Branco.
Desde então não pararam de surgir grandes nomes do contexto atual do Fado, como Camané, Mariza, Gisela João ou Raquel Tavares, entre muitos outros igualmente talentosos e excelentes embaixadores desta música.
A história do Fado é imensa e grandiosa. Na Lisboa Secreta, e como portugueses, adoramos o Fado. O Fado é nosso. O Fado é de todos os portugueses.
Em Lisboa temos o Museu do Fado, que conta a sua história e tantos outros detalhes maravilhosos deste nosso património.
Playlist:
Maria do Céu Rilho – Cinco Pedras
Tristão Da Silva – Fado do pescador
António Severino – Velho do rio
Manuel Delindro – Pensando em ti
Fernando Maurício – Tão Mentirosa
Maria Teresa de Noronha – Caminhos sem fim
João Braga – Prece
Manuel De Almeida – Dias de feira da ladra
Frutuoso França – Lobos do Mar
Jorge César – Cada traço do teu rosto
Fernando Farinha – Quero-te mais que á vida
Júlia Silva – Canto o fado
António Zambujo – Amor de Mel, Amor de Fel
Beatriz da Conceição – Balada das mãos ausentes
Gabino Ferreira – A vida é uma tacada
Adelina Ramos – Ouvi Cantar o Ginguinha
Ricardo Ribeiro – Rezando pedi por ti
[give_form id=”81006″]
Publicação: Irina Silva
Foto(s): Direitos reservados