Policiamento de proximidade no distrito de Aveiro reforçado com novas Ciclopatrulhas da PSP
Escrito por AVfm em 24/04/2021
O Comando Distrital de Aveiro da Polícia de Segurança Pública (PSP) irá reforçar as suas quatro ciclopatrulhas operacionais com sete novos agentes. Aos 12 elementos já existentes irão juntar-se estes novos operacionais, atualmente a realizar uma exigente formação.
Este tipo de policiamento é necessário, pois permite uma resposta imediata em situações em que seja necessária a intervenção dos agentes. Para além disso, proporciona uma sensação de segurança acrescida em espaços movimentados, já que as ciclopatrulhas se destinam a policiar praias, centros urbanos e zonas comerciais, histórias e turísticas.
A ciclopatrulha é, normalmente, realizada em binómio, sendo constituída por dois polícias que, ao manusear uma bicicleta, dispõem de condições de mobilidade que de carro ou de mota não seriam possíveis, como a passagem por escadas, a título de exemplo.
A formação destes agentes da autoridade tem a duração de 70 horas, sendo realizada nas imediações do Estádio Municipal de Aveiro, num ambiente controlado e com equipamentos e obstáculos que simulam situações reais.
Em entrevista à SIC, Teresa Moço, Comissária da PSP de Aveiro, explicou que o curso é bastante exigente, com uma componente prática muito grande, sendo que o agente tem de reaprender a realizar todos os seus movimentos (abordagem, intervenção, algemagem, tiro e outros) em cima da bicicleta, assim como mostrar destreza em manusear o veículo, no que toca a ultrapassar todos os obstáculos.