Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Agenda Cultural

21:00 22:00

Atual

Agenda Cultural

21:00 22:00


“Porto de Abrigo” é o novo single do vareiro Rui Pedro

Escrito por em 02/03/2021

Rui Pedro é um artista vareiro. Cantor e compositor, recorre às vibes brasileiras como inspiração, lançando temas em que tenta agradar aos ouvidos do público português e, em simultâneo, piscar o olho ao outro lado do Atlântico, com o Brasil como alvo.

Hoje, 2 de março, o vareiro brinda-nos com um novo single. Intitulado “Porto de Abrigo”, tem produção e direção artística de Andherson Miguez e de Rick Bonadio e já se encontra disponível nas principais plataformas digitais de distribuição de música.

A música, sendo um livro aberto dos sentimentos do próprio autor, fala-nos da saudade de alguém que já partiu. E que, ainda assim, apesar da ausência física, se encontra presente a cada momento…

Partindo de um argumento supostamente triste, Rui Pedro criou uma canção com uma melodia alegre, que destaca o lado positivo que até um sentimento de tristeza nos pode transmitir. A composição, marcada com sons típicos da música popular brasileira, para além de unir os públicos, amplifica a interpretação pela positiva do tema central.

Esse lado positivo é destacado através das experiências e dos valores partilhados com a pessoa que em tempos idos esteve fisicamente ao nosso lado. Rui Pedro afirma, assim, que na construção da nossa personalidade, haverá sempre um pouco das pessoas que já nos acompanharam.

Inspirei-me na relação que tenho com meu avô, alguém muito importante na minha formação como pessoa e que, mesmo após a sua morte, está presente em muitos momentos da minha vida. Agora e certamente para sempre!

confidencia-nos Rui Pedro

Em “Porto de Abrigo”, o músico nascido em Ovar sorve as recordações que tem com o seu avô como principal fonte de inspiração, na expetativa de que a canção possa despertar a sensibilidade de quem a ouve, ajudando a que encontrem, nas suas saudades, os seus portos de abrigo.

A composição de “Porto de Abrigo” foi realizada durante a pandemia, contando com uma parceria com Roseídson Silva, resultado de uma partilha de ideias entre os compositores. O trabalho foi impulsionado após Rui Pedro ter ouvido um trecho inicial, da autoria do brasileiro, que abordava a saudade de um amor que, posteriormente, se assumiu aquele de que mais sentia a falta.

Mais tarde, o vareiro conheceu Rick Bonadio através de um workshop, realizado online em pleno período de pandemia. Nessas ações de formação, é habitual Bonadio dar uma oportunidade aos participantes de apresentar um pouco dos seus trabalhos. Foi na sequência dessa audição que surgiu a vontade de trabalharem juntos.

A música entrou cedo na vida de Rui Pedro, através de influências familiares do pai, tio e avô. Esse contexto familiar foi o impulso suficiente para que enveredasse por essa forma de expressão artística.
Sempre bastante autónomo, aprendeu a tocar guitarra de forma autodidata e fez parte de algumas bandas da cidade de Ovar. Com 18 anos de idade deu o grande passo de iniciar a sua carreira a solo. Começou por tocar em bares, com um repertório que construía pontes entre a Musica Portuguesa e a Brasileira.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *