Procissão Ecce-Homo percorreu o centro de Ovar durante a noite de Quinta-Feira Santa
Escrito por AVfm em 14/04/2023
No passado dia 6 de abril, pelas 21h30, saiu à rua em Ovar, a Procissão Ecce-Homo, também conhecida por Terro-Terro.
“Ecce-Homo”, traduzindo do latim “Eis o Homem”, terão sido as palavras pronunciadas pelo governador romano Pôncio Pilatos quando apresentou Jesus (flagelado, atado e com a coroa de espinhos) perante a multidão e à qual submeteu o destino final do réu.
Na iconografia cristã costuma chamar-se “Ecce-Homo” ou “Senhor da Cana Verde” (vulgarmente com ela na mão a servir-lhe de cetro) às figurações de Jesus Cristo apresentado em sofrimento.
Esta procissão de Quinta-Feira Santa teve origem no século XVII, aparecendo com diversas nomeações: do Ecce Homo, do Terro-Terro, da Cana Verde, dos Penitentes (permitiu a confissão pública de muitos penitentes, de cabeça tapada), dos Farricocos ou dos Fogaréus (homens vestidos de preto com as matracas e fogaréus nas mãos).
Atualmente, no silêncio da noite, interrompido pontualmente pelo som das matracas, a cidade de Ovar assiste à deslocação de três imagens do século XVII – Crucificação, Senhor da Cana Verde e Cristo Atado à Coluna, percorrendo as Capelas dos Passos até chegarem ao Calvário e retomarem à Igreja Matriz, de onde partiram.
Confira alguns instantâneos da Procissão do Ecce-Homo, registados por António Dias:
[give_form id=”81006″]