PSP de Ovar tem nova sala para atender condignamente vítimas de violência doméstica
Escrito por AVfm em 02/06/2022
Ontem, primeiro de junho, foi inaugurada na Esquadra de Ovar da Polícia de Segurança Pública (PSP) uma nova sala de atendimento, no edifício contíguo ao principal.
O novo espaço, pensado para receber vítimas de violência doméstica, possui condições que asseguram a discrição e a confidencialidade, transmitindo aos utentes tranquilidade e proporcionando-lhes um à-vontade absolutamente necessário nesse tipo de casos. A sala está equipada com uma casa de banho própria, de acesso direto e interior, a par de uma pequena área equipada com brinquedos para crianças, permitindo que as mesmas se abstraiam um pouco da situação pela qual a família está a passar, tentando minimizar os danos que acabam sempre por ocorrer para os mais novos nos casos de violência doméstica.
A alteração introduzida criou melhores condições para os cidadãos que se desloquem à esquadra, mas também para os próprios profissionais que lá trabalham: antes, era necessário que os operacionais desocupassem uma sala comum de trabalho, interrompendo os seus afazeres, para dar privacidade à vítima e ao agente que fizesse o atendimento do seu caso.
A manhã de ontem foi, assim, marcada por uma breve apresentação do novo espaço, conduzida pelo Comissário Jorge Pimenta da Esquadra de Ovar e por Virgínia Cruz, Comandante do Comando Distrital de Aveiro. Nas suas intervenções, ficou patente a dimensão do problema que estava ali a ser minimizado, quando expuseram que, no ano de 2021, o maior número de queixas apresentadas nas esquadras do distrito aveirense estiveram diretamente relacionadas com crimes de violência doméstica…
O momento serviu também para os agradecimentos a pessoas, entidades e empresas da comunidade. Este foi um projeto em que só com a boa vontade de muitos foi possível requalificar, equipar e mobilar o espaço. Presentes ou não, foram relembrados Fátima Pereira, He Cheng, Rosa Gonçalves, Augusto Pinho, Rui Lopes, Manuel Marques, Mário Barreto, André Santos, Esmeralda Souto, Câmara Municipal de Ovar, União das Freguesias de Ovar, Agrupamento de Escolas de Ovar, Centro Comercial VIDA Ovar, Ovargado e Yasaki.
Posteriormente, houve tempo para um coffe break, que proporcionou um momento de convívio, durante o qual os agentes vareiros puderam receber os convidados num espaço, também recentemente adaptado por eles próprios, que lhes possibilita desfrutar das suas pausas e refeições de forma mais digna e com boas condições.
Com a PSP de Ovar a prestar serviço num edifício antigo e degradado, que nem de longe nem de perto assegura as melhores condições para profissionais e utentes, o tema da nova esquadra acabou por vir novamente às conversas. Sendo certo que a autarquia já disponibilizou o antigo edifício dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) para uma futura nova localização, para já aguarda-se o indispensável financiamento do Estado Português para a necessária requalificação e adaptação do edifício aos serviços da PSP.
Assim, foi elogiado o esforço do corpo de polícias vareiro em querer melhorar as suas instalações, no sentido de prestar melhores serviços à população, não caindo na tentação de cruzar os braços enquanto se decide se mudarão ou não de local, opção que seria seguramente o caminho mais fácil…
A Rádio AVfm esteve presente na inauguração da nova sala. Fique com alguns instantâneos captados na ocasião:
[give_form id=”81006″]