Pulseira eletrónica para agressor que ameaçava e batia em ex-companheira
Escrito por AVfm em 30/09/2022
Militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de São João da Madeira, detiveram um homem, com 42 anos de idade, por violência doméstica, no concelho de Estarreja.
No âmbito de uma investigação motivada pela suspeita da prática desse tipo de crime, foi apurado que o homem ameaçava e exercia violência física e verbal sobre a vítima, a sua ex-companheira de 43 anos.
No decorrer das diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de detenção e a dois mandados de busca, uma domiciliária e outra a realizar na sua viatura, as quais culminaram na apreensão de 10 armas brancas, 3 bengalas, 2 bastões em madeira e 1 espada.
O homem, detido no dia 24 de setembro, foi apresente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Santa Maria da Feira, na passada segunda-feira, dia 26 de setembro.
Aí, foram-lhe aplicadas as medidas de coação de proibição de se aproximar da vítima, mantendo a distância de 500 metros com recurso a pulseira eletrónica; proibição de aquisição de qualquer tipo de arma; e obrigação de frequência de programas para agressores de violência doméstica.
Este crime é público, o que torna a sua denúncia uma responsabilidade coletiva, com os vizinhos, amigos, familiares e mesmo desconhecidos a poder reportar os acontecimentos às forças de autoridade e outras entidades.
Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe através do portal da Queixa Eletrónica, pelo contacto do número europeu de emergência – 112 ou pessoalmente, no posto da GNR mais próximo.
Existem também as aplicações “App MAI112” e “SMS Segurança“, destinadas a cidadãos surdos.
[give_form id=”81006″]