Quem quer ajudar a revelar o “Ovar Escondido”?
Escrito por AVfm em 09/06/2022
No âmbito das comemorações do Dia do Município, está agendada a apresentação de um espetáculo de rua, com a participação da comunidade, para 24 de julho, no Mercado Municipal de Ovar.
O projeto artístico “Ovar Escondido” é promovido pela Câmara Municipal de Ovar (CMO) e pela Sol d’Alma – Associação de Teatro e terá direção artística do vareiro Leandro Ribeiro.
Ana Renata Polónia será a Diretora de Movimento e Ivo Pinho o responsável pela Direção Musical.
O espetáculo multidisciplinar pretende acolher vários artistas locais, integrando as mais diferentes vertentes artísticas. A participação pode ser individualmente, em grupos ou através de uma associação ou banda filarmónica.
Para fazer parte da iniciativa, basta aceitar o desafio do open call, aberto até à próxima segunda-feira, 13 de junho, enviando o nome completo, data de nascimento e contacto telefónico para o endereço de email ovarescondido@gmail.com. Nos primeiros dias da chamada, mais de trinta vareiros já se perfilaram para fazer parte do elenco da peça.
“Ovar Escondido” pretende enaltecer e revelar características da cidade, aliando o património arquitetónico ao património imaterial, valorizando memórias e vivências, ficcionadas através de um texto inédito, escrito a três mãos por Beatriz Afonso Carvalho, Liliana Elsig e Olavo Moreira.
A trama confronta-nos com duas personagens; uma Mulher cansada da vida, das lutas, da pobreza e do mar, que dá e tira sem avisar; e um Homem que é um sonhador, sabendo amar e esperar.
Desencontrado, o casal prende-se às memórias e sonhos antigos e esquecidos, que serão revelados nas paredes do Mercado Municipal de Ovar, antigo lugar de encontro; enaltecendo um passado recente (bem diferente da atualidade), quando o voo das aves tingia a Ria e a água das fontes ainda se bebia. Uma cidade de Ovar diferente, nem melhor nem pior, ganhará nova vida quando o amor for redescoberto e as amarras do passado libertadas.
Já foi divulgado um plano de ensaios, com datas e horários provisórios, já que o calendário final resultará da disponibilidade dos participantes, da equipa artística, da autarquia e das necessidades do projeto, de acordo com o seu avanço.
[give_form id=”81006″]