«Queremos que a época seja mais tranquila do que as anteriores» – João Tiago Silva
Escrito por AVfm em 05/10/2021
Foi um arranque de altos e baixos aquele que a Ovarense Basquetebol protagonizou na Liga Betclic. Na receção ao campeão nacional, Sporting CP, os alvinegros de João Tiago Silva até venceram dois períodos, mas tiveram também momentos de apatia e dificuldades, deixando os Leões confortáveis no marcador e a gerir o resultado a seu favor.
Em conversa com a Rádio AVfm, o técnico da Ovarense recorda que «o Sporting é uma equipa muito agressiva» mas, em certos momentos, a sua equipa «podia ter feito melhor.» A Ovarense acabaria por perder na 1ª jornada do campeonato por 69-88.
«Faltou-nos começar bem as duas partes e não foi por falta de aviso. Estávamos preparados para a entrada do Sporting, mas permitimos 28 pontos no 1º período e, mesmo tendo falado ao intervalo, permitimos novamente 28 no 3º período. Contra uma equipa como o Sporting isso torna as coisas mais complicadas.»
Ainda assim, a estreia oficial desta Ovarense renovada deixa esperanças para o futuro próximo. Embora João Tiago Silva saliente que conceder «25 turnovers e permitir 25 pontos ao Sporting a partir disso é muito coisa», há nuances que provam que o processo de crescimento, embora em andamento, revele já sinais de uma Ovarense a querer competir com os melhores. «Há muito trabalho pela frente […], mas hoje nunca desistimos, lutamos até ao fim e acabamos por ganhar dois períodos. Em muitos momentos do jogo demos uma boa réplica ao campeão nacional.»
«Queremos que a época seja mais tranquila do que as anteriores. As equipas estão mais fortes, a competição é diferente e o seu formato também, mas vamos dando sinais positivos. Temos de trabalhar sobre as coisas boas e melhorar aquelas em que temos estado menos bem.»
A Ovarense vira já as suas baterias para uma deslocação aos Açores, onde irá encontrar uma sempre apetrechada equipa do Lusitânia. De resto, o calendário de começo de Liga não será (teoricamente) o mais favorável para a Ovarense. Ainda assim, o treinador vareiro não foge às responsabilidades.
«O jogo com o Lusitânia não será fácil, eles têm construído boas equipas nos últimos anos e, em casa, são sempre muito complicados de bater. A seguir voltamos a Ovar para jogar contra o FC Porto, mas é o calendário que temos: é para isso que nos vamos preparar.»
O Lusitânia-Ovarense está agendado para o próximo sábado, dia 9 de Outubro, com início marcado para as 20h30.
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva
Entrevistas: Helder Ferreira
Áudio: Jaime Valente