Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Esmoriz GC abre Liga com triunfo em maratona de mais de duas horas e meia

Escrito por em 06/10/2021

Foi preciso dar o litro, mas o Esmoriz GC abriu mesmo a época oficial da Liga Una Seguros a vencer no clássico perante o Leixões. A formação orientada por Bruno Lima teve uma primeira jornada de dificuldade máxima e foi obrigada a jogar o seu melhor voleibol para remontar uma partida que fechou num épico 3-2 (23-25; 25-12; 22-25; 25-18; 18-16).

De facto, o jogo entre esmorizenses e leixonenses era o cabeça de cartaz da jornada inaugural do escalão maior do voleibol masculino nacional. Na Barrinha, enfrentaram-se duas das candidatas ao Top 5 da classificação e, com o ambiente frenético de uma bancada bem composta, a contenda dentro da quadra não defraudou… principalmente pelo seu desfecho impróprio para cardíacos.

É que o Leixões, tendo estado a vencer por 1-0 e 2-1 em sets, parecia não querer desarmar na procura da vitória. Os comandados de Tiago Sineiro arrancaram a negra a vencer por 4-1 e estiveram sempre no comando até aos derradeiros pontos. A vencerem por 14-11, no fôlego final, faltava apenas conquistar um dos 3 match points de que dispunham. Só que aí veio ao de cima um valente Esmoriz GC.

Puxados pela massa adepta, os esmorizenses foram capazes de virar o texto e, com uma oleada estratégia de serviço, bloco/defesa baixa e transição, levaram o desfecho do jogo para um patamar impróprio para cardíacos. A decisão ficou mesmo num 18-16 onde o EGC trouxe à baila a lembrança dos melhores momentos da (incrível) época passada.

No capítulo individual, Roberto Reis mostra que está preparado para mais um ano ao mais alto nível. O capitão da casa foi um dos mais regulares ao longo da maratona de voleibol de mais de duas horas e meia, com 20 pontos conquistados (17 de remate, 2 blocos e um ás), 68% de eficácia de ataque (17 em 25) e 69% de ações positivas na receção (13 no total, 54% delas perfeitas). O central José Pedro Andrade (15 pontos, incluíndo 62% de eficácia de ataque e 3 blocos) e o libero Gonçalo Sousa (29 receções, 79% positivas, 55% perfeitas) também foram protagonistas dos anfitriões.

Tendo passado – ainda que a custo – por um dos grandes rivais de uma temporada que se espera mais competitiva, a vitória sobre o Leixões poderá dar um elã de força a este Esmoriz GC. Recorde-se que o plantel de Matosinhos foi dos que mais se reforçou durante o defeso e é composto, em 2021/22, por alguns dos grandes valores do voleibol português: casos como os de Sebastião Leão (ex-AA S. Mamede), Dinis Leão (ex-SC Espinho), Afonso Reis (ex-Esmoriz GC), Miguel Sinfrónio (ex-SL Benfica) ou Nuno Teixeira (ex-VC Viana), que se juntam a craques já batidos dentro da equipa como Bruno Sousa ou Marcus Borlini.

Para o Esmoriz, o jogo serviu para estrear dois dos 3 reforços para a temporada, embora Luís Moreira (ex-Ala de Gondomar) e Lídio Guedes (ex-SC Espinho) tenham sido apenas utilizados em substituições pontuais ao longo dos sets – Pedro Ribeiro (ex-Leixões SC) não saiu do banco. Ainda assim, o grande “reforço” deste Esmoriz parece mesmo ser Gonçalo Sousa, que assumiu o papel que até Maio passado era de Hugo Ribeiro e que, a julgar pelas boas indicações, pode vir a ser mais uma aposta de um jogador da formação que trará benefício desportivo para o clube.

A Liga Una Seguros prossegue já no próximo fim-de-semana, com uma jornada dupla a bater à porta. No sábado (9 de Outubro), o Esmoriz GC viaja até Guimarães para encontrar o Vitória SC; já no domingo (10 de Outubro), regressa à Cidade Voleibol para receber os açorianos do Clube K.


Imagem: CB Fotos
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *