Reações dos vareiros à pandemia do Coronavírus
Escrito por AVfm em 13/03/2020
A Rádio AVfm foi para a rua ouvir a opinião dos ovarenses sobre o Covid-19…
Sabendo que o Mercado Municipal de Ovar é um dos grandes motores da economia vareira, sendo Quinta-feira, dia de funcionamento do mesmo e tendo a certeza que por lá encontraríamos uma boa amostra da sociedade ovarense; dedicamos parte do Programa da Manhã a uma reportagem especial.
Partimos, assim, pelas ruas da cidade em direção ao coração da atividade da mesma, com dois objetivos principais em mente:
- Sensibilizar a população para a problemática associada ao Covid-19
- Aferir se o povo vareiro está ou não informado quanto às medidas tomadas, aos últimos acontecimentos e, sobretudo, aos cuidados a ter
O resultado desse trabalho pode ser ouvido no Podcast seguinte:
Concluímos que, no geral, a população é conhecedora dos cuidados a ter para evitar a propagação do Covid-19. Constatamos que, mesmo aqueles que dizem não temer a pandemia se acautelam, mais que não seja para proteger as suas famílias. Em termos globais, não há alarmismo e as pessoas concordam com as medidas que estão a ser tomadas e mesmo com o alargamento das mesmas. Mais: confiam nas Autoridades e no Sistema Nacional de Saúde!
Apesar das opiniões recolhidas serem contraditórias no local, sentimos menos pessoas no Mercado Municipal e nas ruas. Aparentemente só saíram de casa para ir às compras aquelas pessoas que precisavam mesmo de o fazer.
Registamos a preocupação de vários comerciantes, que já tinham conhecimento do cancelamento de algumas feiras e mercados na região em dois vetores: o primeiro quanto à necessidade de manterem os seus trabalhos e poderem continuar a servir os seus clientes, o segundo revestido de um sentimento de injustiça quanto à inexistência de medidas a aplicar às grandes superfícies onde, segundo eles, tudo vai continuar como até agora; mesmo com um risco de contágio maior!