Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00


Recolha de Lixo será afetada por Greve de 2 dias dos trabalhadores do Grupo EGF

Escrito por em 28/12/2020

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL), confirmou a greve de 48 horas, a acontecer nos dias 28 e 29 de dezembro de 2020, a qual afetará as empresas do Grupo Environment Global Facilities (EGF).

O grupo empresarial é formado por onze companhias do setor de recolha e tratamento de resíduos, sendo uma delas a ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, que presta serviços de recolha em vários municípios da região de Aveiro.

A paralisação de dois dias pretende exigir “salários justos, carreiras dignas, suplemento de risco e um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que valorize profissional e socialmente os trabalhadores”.

O Grupo EGF emprega cerca de 1.000 (mil) trabalhadores, que se encontram distribuídos por 91 municípios dos distritos de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Vila Real e Viseu.

Face ao agravamento dos problemas nos locais de trabalho e perante a atitude de desrespeito pelas organizações sindicais, pelos trabalhadores e a recusa em negociar um Acordo Coletivo de Trabalho demonstrados pela EGF, não resta outro caminho aos trabalhadores que não seja exigir, com a sua luta, as respostas que se impõem.

expõe o Sindicato

Os trabalhadores do Grupo EGF recusam-se a ser como “peças descartáveis”, acusando a entidade patronal de desvalorizar o trabalho, desrespeitar as condições estabelecidas na contratação e fugir à obrigação de negociar. Os funcionários ressalvam ainda que “a pandemia não pode impedir a melhoria dos direitos”.

Assim, a greve tem o objetivo de exigir a valorização das suas carreiras, reclamando medidas como:

  • aumento imediato dos salários,
  • aumento imediato dos subsídios de refeição,
  • aumento imediato de subsídios de transporte e de outras prestações,
  • atribuição de um subsídio de risco extraordinário, no quadro do surto epidémico que atravessamos,
  • regulamentação de um suplemento de risco,
  • respeito pelas normas de saúde e segurança no trabalho.

Face ao protesto dos trabalhadores, apesar de serem assegurados os serviços mínimos, estará em causa a recolha de todos os resíduos urbanos indiferenciados nesses dias.

Os serviços retomarão o seu normal funcionamento às 00h00 do dia 30 de dezembro de 2020, quarta-feira.

No concelho de Ovar, este tipo de serviços já foi em tempos assegurado pela ERSUC. No último concurso para o efeito, contudo, passou a ser garantido pela Hidurbe Serviços, uma empresa multisserviços com sede na Maia, integrada no Grupo Plainwater. Não haverá, portanto, nenhuma perturbação no nosso município.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *