Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00


Relatório de Gestão e Contas 2021 da Câmara Municipal de Ovar aprovado com votos contra dos Vereadores do PS

Escrito por em 23/04/2022

Na passada quarta-feira, 20 de abril, o executivo municipal liderado por Salvador Malheiro aprovou o Relatório de Gestão e Contas do Município de Ovar, com o entendimento de que o documento evidencia ter sido um ano de conjugação entre o desenvolvimento integrado do território, o investimento nas pessoas e a salvaguarda dos indicadores de excelência financeira.

O edil congratulou-se com o dossier apresentado, relembrando que o ano passado foi marcado por um contexto pandémico, que agravou a crise económica e social, motivando uma atuação decidida e focada do executivo no apoio a quem mais precisou.

Para acudir às necessidades, Salvador Malheiro admite ter atuado de acordo com as capacidades financeiras, muitas vezes transpondo a fronteira do que são as competências diretas da autarquia, podendo assegurar “não deixámos ninguém para trás”.

Entende ter compatibilizado a saúde financeira da Autarquia com a prestação de apoios sociais, económicos e de variada índole às pessoas, às empresas, às coletividades e às instituições do concelho, rematando com a máxima:

Somos uma Câmara de Contas Certas, com uma excelente saúde financeira!

O edil considera também que é a excelente situação financeira que permite encontrar respostas abrangentes para as necessidades excecionais que pautam o exercício da gestão autárquica, relembrando que a gestão criteriosa, rigorosa e responsável que tem sido adotada desde 2013 possibilitou, em 2021, capacidade de acudir, reduzindo a carga fiscal municipal, atribuindo apoios sociais e lançando programas de apoio económico.
Em suma, Salvador Malheiro entende que, apesar dos constrangimentos encontrados pelo caminho, foi possível continuar a incrementar o índice de felicidade dos cidadãos vareiros.

Em jeito de balanço, o autarca revelou que há obras concluídas, lançadas e planeadas para o futuro e que no concelho, famílias, empresas, instituições e coletividades foram apoiadas. Ficou a promessa de continuar a contribuir para um “Território de Emoções” e de igualdade de oportunidades, dizendo manter a mesma entrega, dedicação e coragem de anos anteriores.

Segundo o comunicado, os indicadores de gestão demonstram uma excelente saúde financeira, traduzida num saldo corrente de cerca de 4 Milhões de €uros, num saldo de gerência de 10,4 Milhões e numa taxa de execução global das Grandes Opções do Plano de 65%. Outros indicadores, como os de liquidez, autonomia, solvabilidade e endividamento continuam robustos.

Os documentos relativos ao Relatório de Gestão e Contas 2021 foram aprovados com 7 votos a favor dos Vereadores do PSD e 2 contra dos eleitos pelo PS. Seguem agora para deliberação da Assembleia Municipal de Ovar, sendo posteriormente disponibilizados no portal da Câmara Municipal de Ovar.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *