Faixa Atual

Título

Artista

Atual

AV Despertar

06:00 08:00

Atual

AV Despertar

06:00 08:00


Salvador Malheiro: “Quero mesmo ser Presidente da Câmara, ajudem-me a ganhar”

Escrito por em 01/07/2021

Na passada sexta-feira, 25 de junho, o ainda presidente da Câmara Municipal de Ovar (CMO), Salvador Malheiro, apresentou oficialmente a sua recandidatura, apoiada pela Comissão Política do Partido Social Democrata de Ovar, às eleições autárquicas previstas para acontecer entre finais de setembro e início de outubro próximos.

Sob o lema #SeguimosJuntos, o evento decorreu na Arena de Ovar, com início às 21h30. O espaço que em 2017 albergou mais de 2.000 apoiantes, teve agora, por força da pandemia, a lotação limitada a cerca de 500 pessoas, com os lugares a esgotar rapidamente. Foram assim garantidos o distanciamento social e dispensada a testagem obrigatória que a DGS impõe em iniciativas com mais de cinco centenas de pessoas presentes.

Rodeado pela sua família que o foi apoiar, Salvador Malheiro contou com a presença de várias figuras políticas locais, mas também regionais e nacionais. Desde logo, o Presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, mas também o vareiro Luís Filipe Menezes, ex-presidente dos laranjas e ex-presidente da autarquia de Vila Nova de Gaia, José Silvano, Secretário-Geral do PSD e deputado na Assembleia da República e António Topa, Presidente da Mesa da Assembleia Distrital do PSD de Aveiro.

Para além da intervenção final do cabeça de lista, o alinhamento contou com mais quatro discursos:

Domingos Silva | Presidente da Comissão Política do PSD de Ovar
António Topa | Presidente da Mesa da Assembleia Distrital do PSD de Aveiro
Oliveira Dias | Mandatário da Candidatura de Salvador Malheiro
Rui Rio | Presidente Nacional do PSD

O líder nacional dos laranjas destacou a importância que reconhece nas eleições Autárquicas, comparativamente com as Legislativas e Presidenciais, sendo seu entendimento que é nas Juntas de Freguesias e nas Câmaras Municipais que se tomam as decisões que influenciam diretamente o quotidiano das pessoas e contribuem para o desenvolvimento dos municípios.

Dirigindo-se a Salvador Malheiro, felicitou-o pelo trabalho desenvolvido nos quase oito anos de presidente do município de Ovar, designando-o como “o melhor candidato que o PSD poderia apresentar aos cidadãos de Ovar“. Descreveu o seu vice-presidente como um político competente e respeitado, por mérito próprio, relembrando que quando iniciou a sua caminhada política era um professor em Trás-os-Montes.

Salvador Malheiro | Recandidato à Câmara Municipal de Ovar

Garantindo que quer mesmo continuar a ser Presidente da CMO, Salvador Malheiro assegurou que se mantém motivado e com vontade de continuar os projetos e estratégias que tem vindo a implementar desde 2013, atirando que “só não vê quem não quiser“.

Fazendo um balanço das principais marcas da sua liderança por Freguesia, apontou como principais prioridades para um possível próximo mandato a habitação, o ambiente e o empreendedorismo.

Concretizando, referiu a conclusão da Estratégia Local de Habitação, que prevê a disponibilização de 317 habitações a famílias carenciadas, num investimento superior a 31 milhões de €uros, a aplicar na reabilitação de frações e prédios habitacionais, na aquisição e reabilitação de frações e prédios degradados para habitação social e na construção de novos prédios para esse fim. Em termos de financiamento, uma parte substancial, nunca inferior a 22 milhões de €uros, será entregue pelo Governo a fundo perdido.

Relativamente ao ambiente, área que domina pela sua formação, Salvador Malheiro disse ter parcerias e projetos pensados com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e com a sociedade POLIS Litoral Ria de Aveiro para resolver questões ambientais e turísticas, importantes para Ovar.

Mostrando-se mais ambicioso do que o Governo, no que respeita à Neutralidade Carbónica, Salvador Malheiro traçou o objetivo de alcançar essa meta em 2030, com o Estado a apontar para 2050. Explicou que Ovar emite cerca de 200.000 toneladas de dióxido de carbono por ano, das quais a floresta entre Cortegaça e o Furadouro ajuda a eliminar metade. Prometeu trabalhar no sentido de anular a parte restante, procurando atingir essa neutralidade.

Assim, afirmou a vontade de instalar mais centrais fotovoltaicas, para além da já existente. Aproveitar os 60 km de ciclovias já existentes, estimulando mais a utilização da bicicleta foi outra das promessas, a par de intensificar ações de reflorestação.

Quanto ao empreendedorismo, o recandidato revelou que tem estado “a trabalhar para ter um polo da Universidade de Aveiro a funcionar em Ovar para dar resposta às necessidades de emprego que as empresas estão a necessitar“. A intenção será envolver o tecido empresarial numa missão que possibilite que os cursos, de Licenciatura e Mestrado, sejam de áreas com saída imediata para o mercado de trabalho.

Falando “para dentro”, sobre a campanha propriamente dita, Salvador Malheiro afirmou querer percorrer esse caminho “sem atacar ninguém“. Dirigindo-se aos presentes, pediu-lhes mesmo que o ajudem a conquistar as pessoas, deitando mão da verdade como única ferramenta, pois no seu entender “isto não está ganho“.

António Dias registou os momentos da apresentação com os seguintes instantâneos:

« de 69 »

Fotos: Apoio a Salvador Malheiro Ovar 2021
Áudio: Apoio a Salvador Malheiro Ovar 2021
Galeria: António Dias
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *