Faixa Atual

Título

Artista


Sem nunca de cá sair, a Meia-Maratona “Cidade de Ovar” regressou a casa

Escrito por em 09/10/2024

No passado domingo de manhã, Ovar recebeu a 34ª edição da Meia Maratona “Cidade de Ovar”. Num ano em que partida e a chegada da prova regressaram ao mítico Jardim dos Campos, por força do novo percurso, foram vários os profissionais, amadores ou simples entusiastas da prática desportiva que se aventuraram nas ruas de Ovar.

Sendo uma das mais tradicionais provas de estrada do calendário nacional, a prova organizada pelos AFIS/Ovar trouxe até à cidade museu do azulejo alguns dos melhores fundistas portugueses, como é hábito.

Bernardo Rocha e Mónica Silva repetem a vitória de 2023

No que à meia maratona diz respeito, os vencedores foram os mesmos de 2023: Mónica Silva e Bernardo Rocha. Podemos dizer que cumpriram com a sua palavra já que ambos mostraram vontade de vencer logo no dia da conferência de imprensa da prova.

Na prova masculina, a corrida à vitória só foi decidida já bem dentro do último quilómetro de prova, já que até ao final um grande grupo de atletas foi-se mantendo unido e todos pareciam bastantes calculistas e com receio de atacar cedo de mais. Talvez, por isto, o tempo do vencedor tenha sido significativamente mais lento do que em 2023, apesar do diferente percurso.

Os três primeiros classificados foram Bernardo Rocha, do SC Salgueiros, com 1:07:08; Filipe Vitorino, do CN Rio Maior, com 1:07:10; e Lounes Benamara, do CC São João da Madeira, com 1:07:12. Quanto ao vencedor, este foi sempre andando na cabeça do grupo da frente e, bem perto dele, andaram os restantes elementos do pódio. No final, o atleta do Salgueiros garantiu a vitória ao sprint.

Bem diferente da prova masculina foi a prova feminina em que, desde início, a fundista Mónica Silva se lançou na frente e controlou toda a corrida, chegando à meta com o relógio a marcar 1:13:40. O segundo e o terceiro lugar foram de Carla Martinho, do RD Águeda, com 1:15:53, e Sara Duarte, do SC Braga, com 1:20:01.

Os melhores de Ovar

Em relação aos melhores atletas do concelho de Ovar, Hélder Pires e Inês Gonçalves foram os vencedores.

Em representação do GD Estrelas Vermelhas, Hélder Pires, um dos melhores do seu clube, triunfou nesta classificação depois de várias tentativas. Apesar do registo cronométrico não ter sido totalmente do seu agrado, pois considera estar em forma para fazer melhor, o facto de ser o melhor de Ovar é uma boa forma de lançar a sua 3ª época no clube de Espinho e em que espera continuar a contribuir para as vitórias e disputas coletivas do clube. Individualmente vai continuar a ser um todo o terreno e pretende ter sucesso na defesa do seu título distrital de veteranos nos 5000m.

Agora em representação do Clube de Atletismo de Ovar, a jovem Inês Gonçalves estabeleceu um grande recorde pessoal na distância, o que lhe valeu a vitória entre as vareiras. Depois de vários anos nos AFIS a fundista transferiu-se para o clube do seu treinador, António Branco, e assume-se como a “ponta de lança” da equipa feminina do clube.

Corrida do Azulejo

A par da distância rainha da meia maratona realizou-se mais uma edição da Corrida do Azulejo, na distância de 10 quilómetros.

Nos homens, indefinição até final com o fundista Rafael Lopes, do Santa Tecla, a sair vencedor numa corrida em que várias vezes tentou deixar os seus colegas de pódio para trás, porém, só mesmo à entrada para o último quilómetro conseguiu ficar isolado. Na luta esteve sempre o vareiro Tomás Silva, que acabou na segunda posição. Uma excelente forma de começar a nova época, agora de regresso à Associação de Atletismo de Aveiro e ao Grecas de Vagos, vindo do Sporting CP. A completar o pódio esteve o experiente Ricardo Pereira do GD Estrelas Vermelhas de Silvalde.

Nas mulheres, Rafaela Fonseca, do RD Águeda triunfou, seguida de Alexandra Canedo, do Grecas, e Lara Costa, do Arada AC. Rafaela Fonseca era a candidata à vitória, mas a atleta do Grecas mostrou estar em excelente nível neste início de temporada e andou sempre próxima da fundista do Águeda.

Num dia em que se previa um clima agreste, o São Pedro acabou por ajudar a organização e os atletas privando-os da chuva, porém, a temperatura estava um pouco mais elevada do que a ideal para a prática das corridas de longa distância. Esta edição fica marcada pela vitória dos mesmos atletas de 2023 e pelo regresso do percurso, em grande parte, ao centro da cidade.

A Rádio AVfm marcou presença no grande evento, realizou a cobertura do mesmo e teve a oportunidade de conversar com alguns atletas, autarcas, representantes de clubes e associações, entre outras entidades. Ouça as entrevistas, clicando nos respetivos players:

Luis Gama – Presidente do AFIS/Ovar
Domingos Silva – Presidente da Câmara Municipal de Ovar
Rafael Lopes – Santa Tecla – Vencedor 10Km, Corrida do Azulejo
Rafaela Fonseca – RD Águeda – Vencedora 10Km, Corrida do Azulejo
António Beça – Treinador e Atleta – Prémio Carreira AVfm 2023
Jorge Maia – Representante da União das Freguesias de Ovar
Filipe Vitorino – CN Rio Maior
Renato Sousa – GD Estrelas Vermelhas
Mónica Silva – CA Macedo Cavaleiros – Vencedora 21km, 34ª. Meia Maratona
Carla Martinho – RD Águeda
Ruben Ferreira – Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar
Helder Pires – GD Estrelas Vermelhas – Melhor Vareiro

António Dias também esteve presente no evento desportivo. Confira alguns instantâneos:

« de 63 »

[give_form id=”81006″]


Fotos: Câmara Municipal de Ovar – Ovar/Cultura
Galeria: António Dias
Texto: Alexandre Azevedo
Áudios: Jaime Valente


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *