Sindicato das Pescas do Norte exige medidas de apoio aos pescadores da Torreira
Escrito por AVfm em 18/08/2020
A pandemia Covid-19 obrigou os pescadores da zona da Torreira a deixar de trabalhar. Agora que a atividade foi retomada, foram confrontados com o aparecimento de toxinas nos bivalves, sendo novamente privados dos seus rendimentos.
Empurrados por esta nova realidade e quase sem apoios, os pescadores uniram-se e partiram para a ação, com o intuito de chamar a atenção das entidades competentes.
Assim, o Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Norte pediu uma reunião, com carácter de urgência, ao Ministro do Mar para debater a implementação de métodos mais ágeis de notificação das análises e a mudança possível na política de apoios.
As principais queixas da comunidade piscatória prendem-se com a falta ou tardia informação, salientando que os avisos da interdição da apanha das espécies surgem já com a venda do pescado em lota. Assim, ultimamente têm vindo a ser confrontados com a devolução de algumas espécies de bivalves, perdendo qualquer tipo de rendimento e suportando despesas desnecessárias.
“O atraso na informação, que por si não é esclarecedora, coloca aos pescadores incertezas constantes. Por outro lado, mesmo tendo sido impedidos de trabalhar, os Pescadores estão confrontados com a falta de apoios, pois sendo só uma espécie interdita não poderão recorrer aos apoios que só podem ser acionados se a interdição for total”
afirmaram os pescadores da Torreira à Rádio Terra Nova
Na reunião pedida, o Sindicato levará os interesses dos pescadores ao Ministro do Mar, de forma a que os problemas possam ser resolvidos, exigindo:
- Que a informação aos Pescadores seja mais esclarecedora, contendo as razões pelas quais são impedidos de trabalhar,
- Que sejam tomadas medidas para que a informação seja mais célere,
- A definição dos responsáveis pelo pagamento do pescado quando surgirem situações de comunicação tardia,
- Que sejam tomadas medidas para que os pescadores possam ter acesso a apoios financeiros.
O Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Norte apela à união de todos os Pescadores para a defesa dos seus interesses e compromete-se a desenvolver todos os esforços junto de outras entidades no sentido de ultrapassar a situação.
Pingback: