SNS reforçado com novos profissionais de saúde
Escrito por AVfm em 02/11/2020
Após a reunião extraordinária do Conselho de Ministros de 31 de Outubro, o Primeiro Ministro, António Costa, anunciou novas medidas direcionadas para o combate à pandemia Covid-19.
Para além da renovação do estado de calamidade, acompanhada do anúncio de regras mais apertadas para Concelhos onde vivem mais de 7 milhões de portugueses, foram elencadas outras medidas, que pretendem reforçar e salvaguardar os serviços de saúde.
Contratação de Enfermeiros reformados
Haverá lugar à contratação de enfermeiros reformados, a alocar aos rastreios de contatos da doença Covid-19, no seguimento e monitorização das cadeias de contágio, num processo semelhante ao já aplicado na contratação de médicos reformados.
“Estamos também a proceder à contratação, e decidimos hoje fazer isso, de enfermeiros reformados, destinando-os preferencialmente às equipas de rastreamento dos contactos em condições idênticas às que já são adotadas desde o início do ano para a contratação de médicos reformados.“
anunciou o Primeiro Ministro
Contração de Enfermeiros para os Cuidados Intensivos
Para estes profissionais de saúde, será lançado um concurso, em regime excecional de contratação, para cerca de 350 vagas de reforço de enfermeiros nas Unidades de Cuidados Intensivos. A proposta de trabalho promete incentivar a que haja candidatos, perspetivando a possibilidade de carreira no SNS; não se tratando, pois, de contratos a termo certo.
Contração de Médicos para os Cuidados Intensivos
Em paralelo com o concurso apresentado anteriormente, será também reforçada a quantidade de médicos intensivistas ao serviço do Serviço Nacional de Saúde. Segundo o Primeiro Ministro, terão entrado recentemente ao serviço 48 médicos para reforçar essa área. No próximo mês de Janeiro, haverá a entrada de mais 46.