Transportes públicos e farmácias sem máscara. Vacinação Covid-19 e Gripe arranca em setembro
Escrito por AVfm em 26/08/2022
A Ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou durante o dia de ontem que a utilização de máscara, uma medida implementada no âmbito do combate à transmissão do Coronavírus, deixa de se aplicar nas farmácias de venda ao público e nos transportes públicos (aéreos, táxis e similares).
Assim, o uso obrigatório de máscara manter-se-á apenas em estabelecimentos e serviços de saúde (centros de saúde, hospitais, clínicas, etc.), nos lares de idosos e nos serviços de apoio domiciliário a populações vulneráveis; face à particular exposição das pessoas que recorrem e usufruem desses serviços.
Na conferência de imprensa, após reunião do Conselho de Ministros, a governante explicou que esta decisão se deve “à evolução favorável” e à “tendência estável do número de casos” positivos de Covid-19 no país.
Na sua intervenção, Marta Temido alertou que a dispensa do uso obrigatório da máscara não invalida que, em determinadas situações, as pessoas façam uma autoavaliação dos riscos presentes e optem por se proteger, sentindo-se mais seguras.
Vacinação combinada Covid-19 e Gripe
A Ministra da Saúde adiantou também que durante a primeira semana de setembro irá arrancar, à partida, a vacinação combinada contra a Covid-19 (reforço sazonal) e a Gripe Sazonal.
Apesar da apresentação da estratégia de vacinação vir a acontecer apenas a 2 de setembro, foi já avançado que o processo de vacinação deverá iniciar-se logo na semana de 5 de setembro.
Estamos a trabalhar no sentido de que a resposta seja sobretudo destinada à proteção da população mais vulnerável, num contexto em que antecipamos um aumento da procura dos serviços de saúde.
disse Marta Temido
[give_form id=”81006″]