Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Últimos 3 dias de Basqueiral começam hoje. Vais Basqueirart ou ficar de fora?

Escrito por em 20/08/2021

O Festival BASQUEIRAL entra hoje na reta final desta edição especial.

O BASQUEIRART, a extensão do festival que se agigantou em 2021, resultou da organização conjunta da Basqueiro – Associação Cultural e do Museu de Santa Maria de Lamas, uma parceria amplificada e amadurecida, que granjeou o sempre difícil apoio da Direção-Geral das Artes (DGARTES).


Relacionado:


Tendo iniciado a sua programação ininterrupta a 19 de junho, qual maratona cultural, a edição 2021 do evento termina no próximo domingo, 22 de agosto, intensificando (ainda mais) a oferta cultural disponível ao fim de semana.
Confira o que o festival tem para oferecer de 20 a 22 de agosto:

A Companhia Persona, no âmbito de uma residência artística promovida pelo Basqueirart 2021, assentou arraiais no Museu de Lamas com o desafio de criar um espetáculo original em torno da temática ambiental, constituído por um elenco, na sua maioria, de voluntários amadores provenientes da comunidade local.
Hoje, o trabalho e a preparação de 3 meses, verter-se-á na apresentação do espetáculo em duas sessões gratuitas, na praça frontal à Igreja de Santa Maria de Lamas.

A primeira terá início às 21h30 e a segunda às 23h00. Em cada uma delas, a lotação máxima será de 66 pessoas. O acesso gratuito não dispensa a necessidade de inscrição prévia através do email geral@museudelamas.pt ou do contacto telefónico 227 447 468.

A Companhia Persona foi criada em 2001 e, desde então, tem vindo a desenvolver um percurso na área das artes performativas de constante apuramento, singular independência e brilhantismo que a levaram a colaborações com referências de renome internacional como Von Magnet e a participações em Festivais como o Téâtr-Réalités em Lyon-Villeurbanne, o Immaginarius e a Rádio Faneca, entre muitos outros eventos culturais.

Também o multifacetado artista Sérgio Correia esteve de malas e bagagens durante três meses no Museu de Lamas, desafiado a criar um espetáculo sobre o fio condutor do evento, o ambiente e a sustentabilidade.

No sábado, 21 de agosto, apresentará o espetáculo daí resultante, também em duas sessões gratuitas, que requerem a inscrição prévia de todos que queiram assistir. As sessões decorrerão nos Jardins do Parque de Santa Maria de Lamas, junto ao local habitual do palco principal do Basqueiral. Com 66 lugares disponíveis cada uma, o público alvo deverá ser maior de 16 anos de idade.

O artista, Sérgio Correia Conceição é ator, cantor, bailarino e acrobata aéreo, tendo os cursos de Artes Circenses da Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo (Chapitô) e de Teatro Musical do Conservatório Vocare. Estagiou na Companhia Olga Roriz (2005), realizou o papel de ator na Companhia de Teatro Artistas Unidos, foi Finalista do programa de tv “Aqui há Talento” e realizou diversos espetáculos, sendo da sua autoria “Cães de Rua”, uma das grandes revelações do Imaginarius 2019, assim como de “Broadway vai à cidade”, teatro musical, Casino da Figueira.

No domingo, o último dia do Basqueirart 2021, subirão a palco duas bandas, encerrando assim esta edição do evento cultural.

Sunflowers

Os Sunflowers formaram-se em 2014, na cidade do Porto, e, desde então, não têm parado de agitar o panorama musical português, quer com o poder decibélico com que nos surpreendem a cada lançamento discográfico, como com a insanidade e intensidade viciante dos concertos ao vivo.

Em mais de 250 concertos, o grupo musical já partilhou palco com bandas como Oh Sees, Moon Duo, Black Lips, Night Beats Boogarins, La Femme, entre outros. No que toca a festivais, já participaram no Festival Indigènes (FR), Endless Daze Fest (SA), Inner City Psych Fest (SA), Bristol Psych Fest (UK), Festival Europavox (FR), Festival Super Bock Super Rock (PT), NOS Alive (PT), entre muitos outros.

“Endless Voyage”, o terceiro e mais recente registo discográfico, lançado em Fevereiro de 2020, evidencia um polimento do clássico som psych punk noisy pop que os caracteriza, desbravando novos territórios que os solidificam ainda mais como uma das bandas nacionais mais poderosas ao vivo.

Sensible Soccers

Os Sensible Soccers contam já com uma década de existência, num percurso com 3 LP´s e a passagem por palcos de projeção internacional como o Primavera Sound, Festival Paredes de Coura, Boom Festival, Vodafone Mexefest, Rock In Rio ou ainda a primeira edição portuguesa do Boiler Room.

Além do primeiro EP, editaram também “Fornelo Tapes Vol.1”, o single “Sofrendo Por Você” e em 2014 lançaram o primeiro longa-duração, intitulado “8”, que foi unanimemente considerado pela imprensa nacional como um dos melhore desse ano. Em 2019, os Sensible Soccers regressam às edições, com o lançamento do terceiro longa duração, o álbum “Aurora”, produzido por B Fachada.

A sonoridade dos Sensible Soccers não é fácil de compartimentar, uma vez que abordam estéticas muito variadas em diferentes temas. Sem esconder o gosto pelas melodias pop, na construção dos seus temas, fogem ao formato tradicional de canção, optando maioritariamente por estruturas e arranjos em progressão. Nos espetáculos ao vivo a sua música ganha uma energia extra, que a torna surpreendente até para o público que melhor conhece o trabalho da banda.

Os concertos terão lugar no espaço exterior do Museu de Santa Maria de Lamas, com lotação limitada a 50 pessoas e a entrada a custar 10€. As portas abrem às 20h30, já que o bilhete dos concertos dá acesso a visitar gratuitamente a premiada exposição de fotografia “Living Among What´s Left Behind”, do fotojornalista Mário Cruz.

Contudo, a exposição será gratuita noutras ocasiões, de forma a receber os últimos visitantes antes de ser retirada, nomeadamente nos dias 20 e 21 de agosto, entre as 21h30 e as 24h00 e no dia 22 durante o dia para o público em geral.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *