Faixa Atual

Título

Artista


“Unir para Vencer”: Emanuel Oliveira apresentou candidatura à Concelhia de Ovar do Partido Socialista

Escrito por em 21/09/2022

Ao início da noite da passada sexta-feira, 16 de setembro, decorreu no Aqua Hotel, em Ovar, a apresentação da candidatura da equipa liderada por Emanuel Oliveira às eleições para a Concelhia de Ovar do Partido Socialista (PS).

O projeto apresentado, subordinado ao lema “Unir para Vencer” prometeu uma nova dinâmica partidária, rumo a uma oposição responsável e competente, quiçá colaborante, junto da atual maioria social-democrata que governa o município, enquanto se preparam novos desafios que permitam ao PS voltar a liderar politicamente em Ovar.

A apresentação teve plateia lotada e muitos foram os rostos conhecidos a marcar presença, destacando-se os dois últimos Presidentes de Câmara eleitos pelo PS, nomeadamente Armando França e Manuel Oliveira. Junto de uma larga e entusiasmada adesão de militantes socialistas foi também possível descortinar cidadãos e representantes do tecido social e económico local.

A lista é formada por socialistas provenientes de todas as freguesias, tendo a particularidade de reunir militantes com experiência autárquica em múltiplos quadrantes a novos rostos, dando origem a equipas paritárias.

Para lá da Concelhia de Ovar, Emanuel Oliveira quer o projeto “Unir para Vencer” a liderar outras estruturas do partido. Assim, foi com alguma naturalidade que foi anunciado como cabeça de lista à Secção de Ovar o jovem Martim Guimarães da Costa. A Secção de Esmoriz terá uma lista encabeçada por Alzira Santos, enquanto Ana Marta Matos será candidata à estrutura das Mulheres Socialistas.

A Rádio AVfm esteve presente na apresentação da candidatura e registou o evento:

Vanessa Lopez | Presidente da Juventude Socialista de Ovar

Vanessa Lopez, Presidente da Juventude Socialista de Ovar (JS) foi a responsável pela primeira intervenção, na qual abordou a temática da dinâmica partidária. Conhecedora da realidade das estruturas socialistas, afirmou que, no âmbito da luta pelo desenvolvimento do Concelho de Ovar, o setor jovem é mais ativo, reivindicativo e criativo, caraterizando mesmo a “estrutura adulta” como indolente, conformada e convencional, saudosa do passado e resignada ao declínio. A jovem teceu ainda uma dura crítica ao “deserto político vareiro“, sublinhando que os militantes do PS não podem apenas ser chamados para fazer campanha.

Vanessa considerou a JS uma escola política, partilhando que aqueles que agora militam pelo PS, com a energia da juventude, estão preparados para unir o partido e melhorar a imagem do PS Ovar.

Fernando Costa e Silva | Mandatário da candidatura

Fernando Costa e Silva, Mandatário da candidatura, numa muito breve participação, começou por partilhar ter sido membro da Assembleia Municipal entre 1997 e 2017, ano em que terá dado por terminada a sua atividade política ativa.

Ainda assim, explicou que quando foi contactado para ser Mandatário do novo projeto não demorou a aceitar, visto estar plenamente convicto de que “se há pessoa que pode, efetivamente, unir o Partido Socialista em Ovar é o Emanuel“.

Emanuel Oliveira | Cabeça de Lista da Candidatura “Unir para Vencer”

Emanuel Oliveira, o cabeça de lista da candidatura “Unir Para Vencer” foi o último a dirigir-se à plateia. Começou por recordar o passado e os mandatos dos Presidentes Armando França e Manuel Oliveira, aproveitando para enumerar conquistas em vários setores (rede viária, infraestruturas, serviços, etc.). Recordando o trabalho de fundo dos socialistas, classificou a atuação dos executivos sociais-democratas como de simples continuidade, constatando que, na atualidade, o concelho está votado à estagnação e ao retrocesso.

Afirmando liderar uma candidatura suportada num projeto transparente, “com valores e com as mãos limpas“, garantiu a vontade de trabalhar para a comunidade, com uma equipa onde se encontram e unem as vozes da experiência e as energias da juventude, assumindo o compromisso de tornar o PS capaz de voltar a vencer no concelho de Ovar.

Como um dos primeiros desideratos, Emanuel Oliveira propõe-se a aumentar o número de militantes, afirmando que não pode, por exemplo, ter apenas “4 em Cortegaça”, sendo necessário abrir o partido à sociedade e garantir participações e contributos para o futuro.

A importância da comunicação não foi esquecida, com o candidato a vincar a importância de criar canais e estratégias de comunicação com os cidadãos de Ovar, a par de uma articulação estreita com os órgãos distritais e nacionais do PS, potenciando tais relacionamentos a favor das necessidades do Município de Ovar, colocando-o de novo na agenda das prioridades nacionais.

Emanuel Oliveira terminou o seu discurso, fortemente aplaudido, com um apelo à união, certo que a transparência, as ideias e o trabalho serão a afirmação do PS Ovar.

As eleições decorrerão a 7 de outubro, seguindo-se um período de campanha, que Emanuel Oliveira pretende que seja mais do que interna, de apresentação das ideias-chave aos cidadãos vareiros, independentemente da sua filiação partidária (ou ausência dela).

Além das intervenções, que podem ser ouvidas clicando nos respetivos players, reveja alguns instantâneos da apresentação da candidatura:

« de 21 »

[give_form id=”81006″]


Áudio: Jaime Valente
Fotos: Jaime Valente
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *