Arte e engenho de Carlos Camoesas levaram os seus inventos à SIC na tarde de domingo. Válega e Ovar foram na bagagem!
Escrito por AVfm em 07/04/2022
No passado domingo, 3 de abril, Carlos Camoesas esteve presente, com destaque, no programa de entretenimento “Domingão Especial – O Melhor de Portugal”, da estação televisiva SIC. Na bagagem seguiram várias das suas criações, que ao longo de muitos anos e ainda mais dores de cabeça foram dando forma ao seu projeto Ovarcraft.
Como orgulhoso Valeguense que é, não perdeu a oportunidade de incluir na mostra que fez em direto referências à Vila de Válega e à Cidade e Concelho de Ovar, tanto através da inclusão de trabalhos que remetem para o nosso património e território, como fazendo-se rodear de produtos e informação cultural e turística. Satisfeito pela sua participação, Carlos Camoesas regressou com a noção de que este tipo de presenças, para lá do alcance natural de um dos maiores canais televisivos portugueses, acabam por permitir o contacto com muitas pessoas presentes no momento, sejam elas público anónimo, convidados ou figuras públicas; que acabaram por ver, fotografar e filmar todas essas referências expostas no recinto.
Sendo a sua especialidade a criação de maquetes à escala, numa aventura que começou com a paixão pelos hovercrafts rádio comandados, na área destinada ao valeguense, foram expostas recriações de espaços e objetos, lado a lado com invenções tecnológicas e protótipos de viaturas.
No que respeita ao património, por exemplo, não faltaram uma maquete à escala 1/10 do pórtico principal de entrada no Parque Urbano de Ovar e outra do Museu Escolar Oliveira Lopes à escala 1/100, a par de dois moliceiros à escala 1/14 (sendo um deles réplica do que esteve durante anos na rotunda do Carregal, a meia distância entre Ovar e o Furadouro).
No que toca às suas “invenções”, que carinhosamente apelida de “cangaços“, Carlos Camoesas teve a difícil tarefa de selecionar um conjunto representativo de mais de 30 anos de experiências. Sendo a sua arte e engenho já muito conhecidos nos meandros do rádio modelismo, até mesmo internacionalmente graças aos hovercrafts, o “Professor Pardal de Válega” já tinha sido destaque em vários Órgãos de Comunicação Social locais e regionais. A possibilidade de passar pela SIC, acabou por ser o seu “momento de fama”, em que teve oportunidade de mostrar:
- 3 Hovercrafts de corrida RC (Rádio Controlados) à escala 1/4, um deles com motor de combustão a gasolina Zenoah/26cc/3 cavalos e 14.000 rpm, construído em Fibra de Carbono e Kevlar, com piloto animatrónico,
- 1 Violino construído em Fibra de Carbono, outro em Kevlar e uma Sanfona,
- Caneleiras e patins de corrida inline em Carbono/Kevlar,
- 1 kayak RC à escala 1/4, com piloto animatrónico a remar técnica Scull,
- 1 Réplica da Toyota que venceu o Dakar deste ano, em fibra de vidro e escala 1/10,
- 2 Réplicas de UMM, Todo o terreno, também RC escala 1/10,
- 1 Golf,
- 1 Nissan,
- E vários moldes e mockups…
Com algum material cedido pela Câmara Municipal de Ovar e pela Junta de Freguesia de Válega, Camoesas fez-se acompanhar de pack’s de promoção do território, do Pão de Ló de Ovar, de livros sobre o Carnaval de Ovar, a Igreja de Válega e Monsenhor Miguel de Oliveira, da revista “Reis” e de galhardetes; que colocou estrategicamente entre os trabalhos que teve expostos.
Sentindo-se orgulhoso e grato pelo convite e pela oportunidade que lhe foi concedida, o valeguense recordou o momento de entrar no recinto, quando o segurança lhe terá pedido a identificação e, após alguns segundos para garantir o acesso, foi por ele questionado: “É o inventor? Pode entrar!”. Carlos Camoesas respondeu então afirmativamente, não sem antes fazer uma breve introspeção…
Camoesas agradece à SIC, à equipa da “Produções Clandestinas” que o “descobriu e convidou“, à equipa técnica e aos apresentadores, particularmente João Baião, Fernando Rocha e Melânia Gomes, com quem teve mais contacto.
Reveja a sua participação neste vídeo:
[give_form id=”81006″]