Ventos de 120km/h e ondas de 12 metros previstos para todo o fim de semana
Escrito por AVfm em 11/03/2022
Está previsto um agravamento das condições atmosféricas, nomeadamente a intensidade do vento e a agitação marítima, ao longo da costa de Portugal Continental. Com início na madrugada de hoje, a previsão estende-se até às 12h00 da próxima segunda-feira, 14 de março.
A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Oeste/Noroeste, com altura média de 8 metros, podendo mesmo alcançar os 12 metros, a par de um período médio variável entre os 10 e os 18 segundos. No que diz respeito ao vento, é esperada uma intensidade média de 85km/h, com possíveis rajadas de até 120km/h.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertam toda a comunidade, em especial a comunidade piscatória e da náutica de recreio, para que adotem medidas de precaução e evitem exposições desnecessárias ao risco.
Deverão ser consideradas as seguintes recomendações:
- Reforçar a amarração e manter vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas,
- Embarcações devem manter um estado de vigilância permanente e acompanhar a evolução da situação meteorológica, através dos avisos e previsões radiodifundidos pela Marinha, bem como outras informações disponibilizadas pelas Capitanias sobre as condições de acesso aos portos,
- Evitar atividades (passeios, pesca lúdica, etc.) junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, sobretudo falésias e zonas de arriba, frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, uma vez que existe o perigo de se ser surpreendido por uma onda.
A AMN e a Marinha aconselham, caso exista necessidade de se deslocar até à orla costeira, que os cidadãos mantenham uma atitude vigilante, tendo em conta que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras, colocando vidas em risco.
[give_form id=”81006″]