Viagem Medieval em Terra de Santa Maria arrancou hoje com atividades para todos
Escrito por AVfm em 03/08/2022
Arrancou hoje a 25ª. Viagem Medieval em Terra de Santa Maria. Depois de dois anos sem se poder concretizar, a cidade de Santa Maria da Feira acolhe, até 14 de agosto, o evento que nos pretende transportar para outra época, proporcionando nesta edição o contacto com 9 reinados da Primeira Dinastia.
Ao longo dos 12 dias de duração do evento, 80 espetáculos diários, 20 áreas temáticas e 6 praças de animação proporcionarão experiências ímpares a largos milhares de visitantes, que poderão viver verdadeiras aulas vivas desse período da História de Portugal.
Centrada na recriação de episódios da Dinastia Afonsina, revisitando os reinados que estiveram na origem da fundação e consolidação de Portugal, a 25ª. edição contará com a presença dos 12 reis e rainhas que protagonizaram esse período histórico.
À espera dos visitantes estará um recinto com cerca de 33 hectares de área, com uma nova entrada além das habituais (pela nova ciclovia do Cáster, junto à Escola Básica Fernando Pessoa) e um novo espaço de animação, a Praça dos Choupos. Com o alargamento do espaço a toda a zona verde da Mata das Guimbras e envolvente, haverá uma maior fruição das diferentes áreas temáticas, minimizando-se, em simultâneo, possíveis aglomerados. Haverá, assim, mais espaços verdes para descontrair e usufruir, mais zonas de estar e de refeições.
A animação diária e permanente concentrar-se-á em 6 praças distintas: a Praça Nova, a Praça dos Choupos, o Largo do Castelo, o Rossio, a Capela do Castelo e o Claustro do Convento dos Loios.
“Construímos memórias” é o mote da grande organização que completa este ano um quarto de século. A edição de regresso pós-pandemia Covid-19 distingue-se pelo rigor histórico, dimensão e envolvimento da população e associativismo local. Diariamente, estarão cerca de 2.000 pessoas a trabalhar no recinto, garantindo que a experiência dos visitantes seja inesquecível.
A Viagem Medieval é para Todos
São disponibilizadas visitas guiadas e orientadas, espetáculos com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e cadeiras de rodas para empréstimo, criando-se condições para que o evento se torne acessível a visitantes com deficiência e/ou mobilidade reduzida, permitindo-lhes desfrutar em pleno das experiências da Viagem Medieval.
Para além disso, os visitantes nessa situação têm um desconto de 50% em qualquer tipo de bilhete de acesso ao recinto, com a organização a oferecer o bilhete do acompanhante, nos casos de ausência de autonomia do portador da limitação. Aconselha-se a opção pela entrada principal e o estacionamento junto às Piscinas Municipais, onde se reúnem as condições ideais para o acolhimento de pessoas com mobilidade reduzida.
Conheça as atividades disponíveis pensadas para este público em “Viagem Medieval garante experiências únicas para todos”. As visitas são orientadas por voluntários com formação em Turismo inclusivo e, apesar de gratuitas, carecem de inscrição através do email acessibilidades@viagemmedieval.com.
A XXV Viagem Medieval em Terra de Santa Maria é organizada pela Câmara Municipal feirense, empresa municipal Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da Feira.
[give_form id=”81006″]