Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Ritmos Urbanos

22:00 24:00

Atual

Ritmos Urbanos

22:00 24:00


AD Ovarense à procura do melhor ritmo divide pontos em Estarreja

Escrito por em 12/05/2021

A AD Ovarense entrou nesta prova final do Sabseg com uma derrota comprometedora na primeira jornada, na recepção ao SC Alba em terreno emprestado (Estádio da Barrinha). No entanto, os comandados de Tiago Leite, mesmo sabendo das suas limitações físicas, deslocaram-se ao líder do grupo, CD Estarreja, com a ambição de discutir o encontro e a atribuição final dos pontos. E foi precisamente o que aconteceu. Partida disputada até ao fim, com maior posse de bola e algum ascendente dos caseiros, terminou com a divisão de pontos e uma Ovarense com o sentimento que lutou para discutir o resultado até ao último minuto…

As intenções foram claras desde o começo…

Sem o seu melhor ritmo, foi claro qual seria a toada em grande parte do encontro, com a ADO a entregar a iniciativa ao Estarreja. Nos primeiros 20′, 25′, a equipa anfitriã foi a que mais procurou, através de uma construção em posse de bola, chegar às redes defendidas por Renato Lopes.

No meio das várias rondas iniciais à baliza vareira, destaca-se o ataque por intermédio de Sacra, que viu Renato Lopes a fazer a mancha, esticando o pé para impedir o golo inaugural dos estarrejenses. Já a Ovarense, deu um primeiro aviso à passagem do minuto 15′. Após um cruzamento de bola parada, Bruno Costa cabeceou bem perto do poste direito da baliza de João Oliveira.

Após a tempestade, vem a boa bonança...

Numa fase em que o Estarreja parecia mais perto de chegar à vantagem, acabou mesmo por ser a ADO a adiantar-se no marcador, à passagem do minuto 31′. Insistência do lado direito do ataque, levou o esférico a parar nos pés de Rolas que, com um cruzamento-remate, deu a Jonathan Oliveira, puro de oportunidade, o desvio para o fundo das redes. Sem grande tempo de reação, a bola acabou mesmo por passar por baixo do corpo do guardião do Estarreja.

Após o tento, os vareiros estabilizaram o seu jogo, começando a dividir melhor o controlo e domínio da posse de bola com o oponente. Até ao descanso, a partida ficou mais repartida, no entanto, escasseando as oportunidades de golo nas duas balizas.

A motivação do Estarreja, nunca se demoveu…

Não poderia o CDE ter desejado melhor início de segunda parte, quando introduziu o esférico no fundo da baliza vareira à passagem do minuto 49′. Jogada pela direita do ataque, com Ricardinho a cruzar ao segundo poste, onde apareceu Sacra, extremo de baixa estatura, aproveitando para cabecear picado ao poste contrário e repondo a igualdade no encontro. Nada podia fazer Renato Lopes no lance.

Era, sem dúvida a fase mais complicada para a Ovarense, que via o seu opositor a chegar com critério ao último terço do terreno e a criar algumas oportunidades claras de golo. Foi nessa fase que o guardião Renato Lopes, mais deslumbrou em campo, evitando a remontada no marcador do adversário.

“Levou” vários golpes, mas não tombou…

O espírito resiliente dos vareiros esteve bem patente ao longo de todo o encontro, e melhor ainda na reta final do jogo. Mesmo sem o ritmo ideal, a equipa teve ainda a capacidade de virar o jogo e rondar mais de perto a área adversária.

Para isso, bem contribuíram as entradas de Deco e Tiago Barroqueiro que voltaram a dar alguma dinâmica à equipa no setor do meio campo, traduzindo o crer dos vareiros, num jogo bem mais partido até ao apito final, apesar de poucas oportunidades claras de parte a parte.

Com o empate no final, a ADO mantinha a luta bem aberta pela segunda posição no grupo, com os adversários diretos a empatarem no seu respectivo encontro. Às vezes mais vale estes “pontinhos” preciosos em terrenos complicados, nem que seja para acalentar a alma competitiva vareira…

Exibições à lupa da AD Ovarense…*

Renato Lopes – 9
O guardião da baliza da Ovarense esteve em plano de destaque ao longo do jogo. Se é verdade que não houve muitas oportunidades de golo, o redes vareiro impediu as suficientes para que o resultado final não fosse outro. Sem qualquer culpa no golo sofrido, teve uma exibição segura e pela de confiança.

Jonathan Oliveira – 8
Começou no banco no último encontro da Ovarense, mas mostrou o suficiente para merecer a confiança de Tiago Leite no segundo jogo. E não degradou as expectativas, marcando o único golo dos vareiros na partida e batalhando de forma constante pela protecção do esférico em zonas adiantas, contribuindo positivamente para a dinâmica ofensiva.

Bruno Costa – 6
É verdade que, como muitos outros colegas, o médio defensivo ainda procura o seu melhor ritmo. No entanto, apesar disso, esteve sempre muito intervertido, procurando ser, invariadas vezes, a primeira linha de construção do futebol ofensivo da ovarense.

Rolas – 6
João Paulo – 6
Nuno Damas – 6
Gustavo – 6
Bruninho – 5
Deco – 5
Tiago Barroqueiro – 5
Tigas – 4
Márcio – 4
Marmelo – 3
Fábio Novo – 3
Farias – 2
Fábio Pereira – ____________ (não esteve em campo tempo suficiente)

Fiquem com as declarações dos técnicos da AD Ovarense e do CD Estarreja, recolhidas no final do encontro junto ao relvado, pelo repórter Helder Ferreira:

Treinador AD Ovarense | Tiago Leite
Treinador CD Estarreja | Rui Valente

Campeonato Sabseg – Prova Final – Grupo C – Jornada 2 – CD Estarreja x AD Ovarense

CD Estarreja
11 inicial: João Oliveira; Fazenda (c), Nuno Cruz, Bruno Resende, João Pinho; André Temudo, Carlitos, Bruno Furtado; Sacra, Ricardinho e Eduard.
suplentes utilizados: Miguel Mendes, Zé Bastos e Paulo Pontes.
Treinador: Rui Valente.

AD Ovarense
11 inicial: Renato Lopes; Márcio, Nuno Damas, Gustavo (c), Bruninho; Bruno Costa, João Paulo, Marmelo; Tigas, Rolas e Jonathan Oliveira.
suplentes utilizados: Deco, Tiago Barroqueiro, Fábio Novo, Farias e Fábio Pereira.
treinador: Tiago Leite.

Resultado ao intervalo – 0 x 1

Resultado final – 1 x 1

MVP jogo: Renato Lopes (AD Ovarense) – Pontuação – 9

* – Os valores atribuídos têm por base uma escala numérica de 0 a 10, sendo que os 3 melhores jogadores de ambas as formações têm um destaque diferenciado na escala


Fotos: Direitos Rservados
Texto: Helder Ferreira
Áudio: Jaime Valente
Reportagem: Helder Ferreira

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *