Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Sabores da Rosa

19:00 20:00

Atual

Sabores da Rosa

19:00 20:00


Voleibol: Esmoriz cumpre contra Caldas e afina para o Espinho

Escrito por em 26/02/2021

Já é oficial: as decisões da Série dos Primeiros do Campeonato Nacional de Voleibol vão mesmo ficar adiadas para a 14ª e última jornada. Com AJ Fonte Bastardo, SL Benfica e Sporting já com vaga garantida na Meia-Final do Playoff, falta apenas apurar quem será o quarto candidato a seguir para as decisões do título: Esmoriz GC ou SC Espinho.

A equipa do Esmoriz GC, teoricamente o maior outsider nesta luta a 5, cumpriu na quarta-feira o acerto do seu calendário, vencendo o SC Caldas por 3-0 (25-18; 25-20; 25-18) no seu pavilhão e igualando o SC Espinho, com 21 pontos, no 4º lugar da tabela.

Assim, os dois rivais de Aveiro partem para a última jornada a precisar de vencer para segurar o apuramento. Por isso, para os amantes do voleibol português, o próximo sábado será um dos mais interessantes dos últimos tempos. Isto porque ditou o calendário que Esmoriz GC e SC Espinho se encontrassem na derradeira jornada da Série dos Primeiros, ainda com tudo por decidir.

O jogo, agendado para as 17h00 do próximo sábado, vai ganhando contornos de histórico, principalmente para o Esmoriz GC. A formação da Barrinha regressa aos palcos das grandes decisões, depois de quase 15 anos arredada da ribalta. O dérbi eterno contra os Tigres da Costa Verde poderá ser uma página de viragem na história de um clube que tem mantido a sua tradição na formação, mas que perdeu fulgor no escalão de Seniores na viragem da primeira década do Século XXI.

No entanto, e apesar da antecipação que o jogo do próximo sábado possa gerar, jogadores e equipa técnica sabiam da necessidade de vencer o SC Caldas primeiro para poderem sonhar com a Meia-Final depois. E, em campo perante os leirienses, o Esmoriz GC mostrou estar com a cabeça apenas na jornada 9 e não a pensar no futuro que está à porta.

É verdade que os homens das Caldas da Rainha chegaram à Cidade Voleibol já sem grandes objetivos nesta Série dos Primeiros (último lugar da tabela mas manutenção já garantida), no entanto coube ao Esmoriz GC evidenciar autoridade para controlar a contenda e alcançar o triunfo seguro que se verificou no final do terceiro set.

O destaque vai para o regresso de Bruno Santiago e José Pedro Pinto às escolhas iniciais do técnico Bruno Lima. O distribuidor e oposto que foram mais vezes utilizados ao longo da temporada tinham ficado de fora do 6 base nas últimas 3 partidas de campeonato, por detrimento de Afonso Reis e Pedro Henrique.

Embora com alguns momentos de menor brilhantismo, o Esmoriz GC pareceu estar a “olear a máquina” para a receção ao SC Espinho e soube, acima de tudo, explorar as muitas debilidades de receção do Caldas para ferir o sideout do seu adversário e concretizar muitos pontos com bloco montado. No total, a equipa esmorizense somou 11 blocos na partida (só José Pedro Andrade foi responsável por 5), muito no seguimento de percentagens baixas de receção perfeita protagonizadas pelos caldenses Miguel Agapito, João Oliveira e Ricardo Oliveira (todos abaixo dos 50%).

Embora Frederico Casimiro tenha tentando mexer com o jogo com a entrada do distribuidor indiano Mohamed Sabith, a falta de capacidade de inverter os acontecimentos foi-se apoderando dos seus pupilos. Mesmo os pedidos de descontos de tempo ainda bastante cedo nos segundo e terceiro set não resultaram e o Esmoriz GC foi afoito para nunca permitir um crescimento confortável ao Caldas a ponto de vincar o seu favoritismo.

Os anfitriões tiveram a arte de não permitir que os sets fossem disputados para lá dos 15 pontos, altura em que inevitavelmente subiam a parada e cavavam vantagens cruciais para fechar os parciais com folga suficiente.

O Esmoriz GC atingiu, assim, o pleno perante o SC Caldas – 3 vitórias nos 3 jogos disputados em 2020/21 – e chegou à 16ª vitória da época 2020/21.

No final do jogo, a Rádio AVfm esteve à conversa com os dois técnicos intervenientes. Ouça as entrevistas:

Treinador Esmoriz GC | Bruno Lima
Treinador SC Caldas | Frederico Casimiro

Esmoriz GC x SC Caldas
Campeonato Nacional I Divisão – Série dos Primeiros – 9ª Jornada
Resultado final: 3-0
Parciais: 25-18 | 25-20 | 25-18

Esmoriz GC: Bruno Santiago, Rafa Santos (7), Everton Almeida (10), José Pedro Pinto (15), Roberto Reis © (12), José Pedro Andrade (10), Hugo Ribeiro (L)
Jogaram ainda: Bruno Dias, João Francisco, Afonso Reis (1), Pedro Henrique (1)
Não utilizados: Frederico Baptista, Luís Aguiar, Gonçalo Sousa (L)
Treinadores: Bruno Lima, Tiago Rachão

SC Caldas: Frederico Santos (1), João Oliveira (6), Luiz Santos (4), Vítor Amorim (11), Ricardo Oliveira © (10), Humberto Silva (6), Miguel Agapito (L)
Jogaram ainda: Mohamed Sabith
Não utilizados: Miguel Ribeiro, Diogo Oliveira, Gonçalo Pacheco (L)
Treinadores: Frederico Casimiro, Diogo Silva

Melhor recebedor: Hugo Ribeiro (14 – 79% positivas)
Recebedor mais eficaz: Roberto Reis (11 – 55% perfeitas)
Melhor atacante: José Pedro Pinto (14/25)
Atacante mais eficaz: José Pedro Andrade (4/6 – 67%)
Mais Ases: Afonso Reis (1/4)
Mais Blocos: José Pedro Andrade (5)
MVP Rádio AVfm: José Pedro Pinto


Fotos: CB Fotos
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente
Reportagem: Pedro Silva e Joel Magina

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *