12 toneladas de resíduos retirados da costa entre S. Jacinto e Furadouro

Por em 09/10/2020

A Brigada do Mar, em estreita colaboração com o programa TransforMar, organizou, de 2 a 5 de Outubro, mais uma ação de limpeza do areal da costa, desta feita entre as praias de São Jacinto e do Furadouro. Nesta ação, mais de uma dezena de toneladas de resíduos foram retirados do areal.

A iniciativa decorreu ao longo de quatro dias e contou com oito voluntários da Brigada do Mar, que estenderam a sua ação a mais de trinta quilómetros da costa. Tal missão não teria sido possível sem o apoio da Capitania do Porto de Aveiro, das Câmaras Municipais de Aveiro e da Murtosa, do ICNF, da Yamaha Portugal e do Estúdio de Comunicação, entre outros.

Os resíduos plásticos retirados das praias serão agora processados no âmbito do programa TransforMar, que lhes dará um destino que possibilite a angariação de fundos que serão doados a instituições de solidariedade social da região.

A Brigada do Mar é uma associação voluntária desde 2009, que tem como objetivos principais a organização de ações que protejam a biodiversidade e a intervenção ambiental, com especial atenção na limpeza das praias.

Por sua vez, o projeto TransforMar é uma iniciativa pioneira que foi idealizada para o uso sustentável do plástico, alinhada com os compromissos assumidos a nível nacional neste contexto. É o resultado de uma parceria entre o Lidl Portugal e a Electrão, que conta com o apoio da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), da Quercus, da Associação Zero, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Brigada do Mar.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Bruna Rodrigues


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST