“Coroa Real” da Gaby – Pastelaria d’ Autor é o “Melhor dos Melhores” em Concurso Nacional de Inovação com Tradição
Escrito por AVfm em 11/10/2024
A doceira Gabriela Ribeiro viu mais uma das suas criações ser premiada, com a “Coroa Real” a obter a distinção “Melhor dos Melhores” no 5º Concurso Nacional de Inovação com Tradição, organizado pelo CNEMA, em parceria com a Qualifica oriGIn Portugal.
O evento decorreu no passado dia 18 de setembro e contou a participação de mais de uma dezena de produtos originais e inovadores, com base na gastronomia tradicional portuguesa.
A “Coroa Real”, da Gaby – Pastelaria d’Autor, que se destacou como um doce de excelência, é composta por finas camadas de massa folhada e recheada com um creme rico de ovos e amêndoa, sendo ainda guarnecida de uma seleção de frutos secos de primeira categoria, como nozes, amêndoas, pinhões, avelãs e sultanas.
Para Gabriela Ribeiro, este prémio é sinónimo do reconhecimento de uma carreira dedicada à Doçaria Tradicional Portuguesa, que conta já com mais de trinta anos no mercado nacional. A Chef de pastelaria é também autora da “Delícia do Porto” (doce representativo da cidade Invicta, criado em 2019), do “Vareiro”, pastel vencedor do concurso “Doce Concelho de Ovar 2016”, e das Bolachas de Broa de Milho e Canela, um produto criado para o evento “À Mesa com Júlio Dinis”, organizado pela Câmara Municipal de Ovar, e que teve como inspiração a obra literária do autor.
A doceira, que cresceu no seio de uma família ligada à gastronomia portuguesa, dedica agora uma grande parte do seu tempo ao ensino da arte; acredita, como nos diz, que o “secretismo dos receituários familiares são o maior inimigo da preservação da cultura gastronómica portuguesa”.
Além de dar formação na área, Gabriela Ribeiro faz parte da organização do Skills Portugal, integrado no Campeonato do Mundo de Profissões.
No seu espaço, no centro da cidade de Ovar, situado na Rua Cândido dos Reis, Gabriela Ribeiro proporciona autênticas passagens de testemunho de um saber fazer que, até hoje, não vem nos livros e que a mesma faz questão de transmitir a quem a procura. Também neste recanto, e ainda na sua loja online, encontramos a variedade infindável das suas criações, a grande maioria criada a partir do ex-líbris vareiro, o Pão de Ló de Ovar.
Relacionado:
Recorde-se que no passado mês de março, o “Pão de Ló Celeste” de Ovar, produzido pela Gaby – Pastelaria d’Autor, venceu a medalha de ouro no 13º Concurso Nacional de Doçaria Rica Tradicional Portuguesa, também promovido pelo CNEMA, em parceria com a Qualifica oriGIn Portugal.
[give_form id=”81006″]