Ovarense Basquetebol viaja aos Açores com pé e meio nas Meias
Escrito por AVfm em 14/05/2019
A Ovarense Basquetebol está a um passo de carimbar a sua passagem às Meias-Finais da Liga Placard. Nos primeiros dois confrontos dos quartos-de-final dos Playoffs, o conjunto orientado por Nuno Manarte alcançou duas vitórias contra os insulares do SC Lusitânia e ficou a apenas um triunfo de garantir o apuramento.
Na quinta-feira passada, a Ovarense suou para vencer por 68-63 e, no sábado, repetiu a dose (mas com maior margem para erro) com um triunfo de 86-69. A Arena de Ovar vibrou com o duplo confronto entre vareiros e açorianos e a média de assistências nos dois primeiros jogos da fase a eliminar esteve ao nível dos confrontos com maior afluência da temporada.
No que diz respeito ao basquetebol dos vareiros, a subida de forma da equipa tem sido notória e, em especial no segundo jogo contra o Lusitânia, registaram-se momentos de grande brilhantismo. A segunda parte do desafio do passado sábado trouxe à baila uma super Ovarense, capaz de entusiasmar o público e a fazer lembrar a qualidade coletiva de outros tempos.
Apesar de Nuno Manarte ter afirmado, aos microfones da AVfm, que «a equipa ainda não está no melhor momento de forma», o facto de finalmente não haverem problemas com lesões e, por isso mesmo, o técnico vareiro poder contar com todas as peças do seu plantel, poderá ser decisivo em semanas onde o calendário aperta ao ponto do tempo de preparação entre jogos ser de poucos dias.
Ouça as palavras de ambos em técnicos, no final do jogo, em entrevista a Pedro Silva:
- Declarações AD Ovarense Gavex | Nuno Manarte:
- Declaraçõe SC Lusitânia | Iñaki Martin:
A Ovarense jogará nos reduto do Lusitânia, na próxima quinta-feira, com a certeza de que terá 3 oportunidades para fechar a contenda a seu favor. Em caso de derrota no jogo 3, a equipa alvinegra terá novo confronto em casa do adversário e, mesmo que perca também, poderá decidir a eliminatória em Ovar no quinta e derradeiro jogo.
Por sua vez, nas outras eliminatórias, todos os favoritos perfilam-se para uma passagem tranquila às meias. Oliveirense, Benfica e FC Porto também dominam os seus confrontos com uma vantagem de dois jogos sem resposta sobre, respetivamente, Illiabum, CAB Madeira e Terceira Basket.
A Oliveirense, que poderá ser o próximo adversário da Ovarense nos Playoffs, venceu confortavelmente os ilhavenses do Illiabum por 90-68 e 86-69. Portanto, o líder da fase regular confirmou o seu enorme favoritismo e pode fechar as contas da passagem, tal como os vareiros, na próxima quinta-feira.
Entre Ovarense e Oliveirense, nos desafios desta temporada entre ambos, a equipa vareira registou 5 derrotas em outros tantos encontros. No entanto, o jogo mais equilibrado de todos foi mesmo o último, há menos de um mês, quando os atletas de Oliveira de Azeméis vieram a Ovar ganhar por escassos 70-68.
Já se perspetiva uma eliminatória com um dos dérbis mais apaixonantes do basquetebol português. E, mesmo que o favoritismo recaia sobre os Unionistas, a Ovarense terá uma palavra a dizer porque, tal como afirma Nuno Manarte, «os jogos de playoff são muito diferentes dos de fase regular.»
Pingback: