Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Horóscopos

11:10 11:15

Atual

Horóscopos

11:10 11:15


À lei da “chapelada”, o Oliveira do Douro saiu com os 3 pontos de Cortegaça

Escrito por em 22/12/2020

Este é o tempo de solidificar o projecto, como dizia o técnico Valter Ferreira, nas declarações à AVFM no final do encontro da 5.ª jornada, Série C da 3.ª Divisão do Campeonato Nacional feminino. E em boa verdade, é isso que se pode extrair do confronto entre o Oliveira do Douro e o FC Cortegaça no Buçaquinho. No segundo ano de plantel, são nítidas as diferenças e a evolução na qualidade da equipa vareira, só não se pode pedir é que seja suficiente para grandes voos no confronto com formações como este Oliveira do Douro. Vitória justíssima da equipa que melhor futebol exibiu durante os 90 minutos, que peca por escassa, mas premeia o bom trabalho defensivo das cortegacenses.

Tudo tem um princípio…

Desde os primeiros minutos que se percebeu que as visitantes tinham um futebol nos pés que lhes levaria a um maior domínio da posse de bola, e a estarem mais próximas das redes adversárias.

Ainda assim, a formação cortegacense exibiu ao longo do tempo um espírito guerreiro e de entreajuda defensiva que lhes criou a expectativa de que, em qualquer transição rápida ou bola parada, pudesse haver uma surpresa.

Ana Valente, teve uma primeira parte bastante intranquila, e à passagem do minuto 17′, foi a grande responsável pela abertura do ativo pelas forasteiras, depois de ver Érica Dias a desperdiçar no minuto anterior uma oportunidade isolada. Ao tentar bater com pontapé na frente uma bola que parecia controlada dentro da área, entregou-a diretamente aos pés de Ana Moura, vendo a média, com toda mestria, a rematar de primeira e a aplicar-lhe um “chapéu” com conta, peso e medida de bem longe.

Foi na adversidade, que sempre se viu o melhor do Cortegaça…

A perder por uma bola a zero, o Cortegaça paulatinamente começou a reagir e a aproximar-se da área adversária. Numa dessas aproximações, Patrícia Mendes sofreu a carga que conduziu ao livre que daria a igualdade na partida.

Cruzamento da direita, com alguma confusão no eixo defensivo à mistura e oportunismo de Érica Dias, sobrou o esférico à frente de Beatriz Caçador, que viu a avançada cortegacense a fuzilar as suas redes.

Com a igualdade, o jogo estabilizou e não voltaram a surgir grandes oportunidades de golo até ao apito da árbitra da partida para o descanso.

E tudo tem um fim…

No reatar do segundo tempo, as oliveirenses voltaram à carga, pressionando e condicionando a saída de jogo do Cortegaça e rondando com cada vez maior perigo a baliza adversária.

Sem surpresa, e com falta de mestria das cortegacenses, um lance confuso acabou no tento da vitória do Oliveira do Douro. Mau alívio da defesa, que de forma surpreendente acabou nos pés de Adriana, e a avançada de ângulo reduzido na direita da defesa, fez mais uma vez um “chapéu”, desta feita cruzado, sobre a guardiã Ana Valente.

Após o golo sofrido, o Cortegaça voltou a lutar, no entanto, o jogo perdeu toda a objectividade com muitas paragens pela bola estar fora do terreno de jogo. Bem que lutaram até ao fim, mas quem esteve sempre mais perto do golo, foram mesmo as jogadoras visitantes.

Com a derrota, o FC Cortegaça viu o CF Oliveira do Douro a descolar-se da sua beira, somando agora 6 pontos no campeonato. O Cortegaça mantém-se na antepenúltima posição, apenas com um ponto.

Exibições à lupa…*

– FC Cortegaça –

Patrícia Mendes – 6
Das mais inconformadas no plantel do Cortegaça, a espaços foi exibindo alguns pormenores de boa qualidade, o que motivou ter sido fustigada pelas faltas das adversárias. Faltou-lhe algum apoio no miolo.

Inês Moreira – 6
Esteve bem no trabalho defensivo, mas faltou-lhe um maior atrevimento no capítulo ofensivo. Apesar de nunca ter comprometido na primeira fase de construção, com um pouco mais de verticalidade e o jogo seria outro.

Érica Dias – 6
Autora do único golo do Cortegaça, revelou o sentido de oportunidade que se requer numa ponta-de-lança. Quando a oportunidade surge à porta, há que ser eficaz, e seguiu esse exemplo à risca.

Fabiana Mota – 6
Bruna Mota – 6
Salomé – 6
Sónia Macedo – 5
Daniela Dias – 5
Beatriz Meireles – 4
Ana Valente – 4
Daniela Ribeiro – 3
Tatiana Gaspar – 2
Márcia Costa – ______ (não esteve tempo suficiente)

– CF Oliveira do Douro –

Lídia – 9
Um verdadeiro esteio para a equipa do Oliveira do Douro. No processo defensivo esteve sempre imperial, e ofensivamente era a “dona” das bolas paradas da equipa. Exibiu qualidades que merecem um campeonato superior.

Nádia – 8
Muito irreverente do lado esquerdo do ataque, criou muitas dores de cabeça no lado direito da defesa do Cortegaça. Pena que nas vezes que ultrapassou a linha adversária, faltou-lhe a definição a condizer.

Ana Moura – 7
Teve uma primeira parte de grande nível, coroada com um golo de grande nível no chapéu de bem longe sobre Ana Valente. Pena que na segunda parte decaiu a qualidade exibida no primeiro tempo.

Adriana – 7
Catarina Vila – 7
Catarina Magalhães – 6
Susana – 6
Soraia – 6
Joca – 6
Beatriz Caçador – 6
Juliana Lopes – 5
Tatiana – 5
Raquel – 5
Lira – 4
Margarida – 4
Sónia – _____ (não esteve tempo suficiente)

Fiquem com as declarações dos técnicos no final da partida, recolhidas pelo repórter no local, Helder Ferreira:

Valter Ferreira| Treinador FC Cortegaça
Daniel Macedo | Treinador CF Oliveira Douro

Campeonato Nacional Feminino – III Divisão – Série C – Jornada 5 – FC Cortegaça x CF Oliveira do Douro

FC Cortegaça
11 inicial: Ana Valente; Daniela Dias, Salomé, Fabiana Mota, Bruna Mota; Inês Moereira, Beatriz Meireles, Patrícia Mendes; Sónia Macedo, Daniela Ribeiro e Érica Dias.
suplentes utilizadas: Tatiana Gaspar e Márcia Costa
treinador: Valter Ferreira

CF Oliveira do Douro
11 inicial: Beatriz Caçador; Catarina Magalhães, Lídia, Susana, Juliana Lopes; Lira, Tatiana, Ana Moura; Catarina Vila, Nádia e Adriana.
suplentes utilizadas: Soraia, Joca, Raquel, Sónia e Margarida.
Treinador: Daniel Macedo

Resultado ao intervalo – 1 x 1

Resultado final: FC Cortegaça – 1 (Érica Dias 33′) x CF Oliveira do Douro – 2 (Ana Moura 17′; Adriana 53′)

MVP jogo: Lídia (CF Oliveira do Douro) – Pontuação – 9

* – Os valores atribuídos têm por base uma escala numérica de 0 a 10, sendo que os 3 melhores jogadores de ambas as formações têm um destaque diferenciado na escala


Fotos: Helder Ferreira
Texto: Helder Ferreira
Áudio: Jaime Valente
Reportagem: Helder Ferreira


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *