Centro Cívico de Arada acolheu “Conversa com Saúde” focada na prevenção dos Cancros do Cólon e Reto, Mama e Colo do Útero
Escrito por AVfm em 25/05/2022
Na sexta-feira, 20 de maio, a segunda sessão da iniciativa “Conversa com Saúde”, focada na Prevenção do Cancro, prosseguiu o seu périplo pelas várias freguesias, passando pelo auditório do Centro Cívico de Arada.
A iniciativa conjunta do Grupo de Voluntariado Comunitário de Ovar da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e da União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã (UFO), irá visitar todas as freguesias que entretanto já iniciaram o processo de desagregação.
Boas vindas
Jorge Maia, pelo executivo da UFO, começou por agradecer a presença de todos os envolvidos. Apresentou a iniciativa e a respetiva estrutura, a par dos oradores da sessão: Dra. Ana Sofia Oliveira e Dr. André Laiginhas da USF da Barrinha (Esmoriz) e Dra. Inês Guimarães da USF Laços (Cortegaça).
Seguiram-se uma breves palavras de Otília Neto, em representação dos Voluntários de Ovar da LPCC, enaltecendo a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, como o melhor ponto de partida para o tratamento, cura e sobrevivência à mesma.
Lamentou o facto de a sala não estar mais composta, pedindo aos presentes que transmitissem aos seus amigos e familiares o conhecimento a ser partilhado durante a sessão.
Recordou que a missão do grupo que representa passa por sensibilizar e apoiar a comunidade e que esta ação faz parte de uma parceria com a UFO, no cumprimento desse mesmo propósito.
Seguiu-se de imediato a apresentação dos profissionais de saúde:
Apresentação | Médicos das USF locais
Começando por considerar que é muito importante falar sobre o cancro sempre que há oportunidade para isso, o Dr. André Laiginhas partilhou que há muitas variantes da doença que podem ser prevenidas e curadas com sucesso.
Em seguida, a Dra. Ana Sofia abordou conceitos básicos sobre o cancro, explicando que a sua origem parte da mutação de células que se tornam malignas, invadindo outras células e provocando um mau funcionamento do organismo.
A tertúlia “Como Prevenir o Cancro?” focou-se em três variantes da doença, com exemplos concretos de tipos de cancro que podem ser diagnosticados precocemente através de rastreios gratuitos.
Usando uma linguagem acessível e ilustrando as apresentações com recurso a projeções, cada médico abordou em seguida um tipo de cancro. A Dra. Ana Sofia dissertou sobre o Cancro do Cólon e Reto, a Dra. Inês Guimarães abordou o Cancro da Mama e o Dr. André Laiginhas falou sobre o Cancro do Colo do Útero. Foram sempre indicados os sinais de alerta e sintomas e os comportamentos que levam ao seu aparecimento, a par daqueles que podem prevenir, assim como os rastreios e exames que detetam a presença da doença e dos fatores de risco.
Seguiu-se um espaço para o público esclarecer dúvidas e partilhar experiências.
Marlene Alves | Artista Convidada
No final, a aradense Marlene Alves subiu ao palco para encantar todos os presentes com a sua voz.
A fadista agradeceu o convite e elogiou a iniciativa. Lamentando a pouca adesão da população à iniciativa, comentou que gostaria de ver, sobretudo, mais jovens na plateia, refletindo que o cancro há muito que deixou de ser uma doença das pessoas com mais idade.
O primeiro tema que interpretou foi “Chuva” de Mariza, durante o qual se emocionou, relembrando a morte do pai que não sobreviveu à doença.
A Rádio AVfm esteve presente na iniciativa. Além do registo áudio de todas as intervenções, que pode aceder clicando nos player’s respetivos, deixamos alguns instantâneos da noite:
[give_form id=”81006″]