Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

16:00 16:05

Atual

Noticiário

16:00 16:05


Época Balnear à porta: conheça as distinções das Praias do Concelho de Ovar

Escrito por em 09/06/2022

Em Portugal, o início da época balnear varia conforme as regiões do país e o interesse dos próprios municípios. Algumas praias do centro e sul já estão aptas a receber banhistas desde maio, e o primeiro de junho juntou-lhes mais umas quantas, em várias regiões.

No concelho de Ovar, a época balnear começa a 15 de junho e terminará a 15 de setembro. O final de época também difere ao longo do território nacional, com praias mais a sul e dos arquipélagos a encerrar apenas no final de outubro.

Por cá, temos seis praias a considerar, das quais cinco são costeiras (Esmoriz, Cortegaça, São Pedro de Maceda, Furadouro e Torrão do Lameiro) e uma fluvial (Areínho), banhada pela Ria de Aveiro. Vamos conferir a qualidade das mesmas:

Bandeira Azul

Esmoriz, Cortegaça, Maceda, Furadouro e Torrão do Lameiro

Em 2022 todas as praias costeiras hastearão a Bandeira Azul. Esta, promove o desenvolvimento sustentável em áreas costeiras, fluviais e lagos, desafiando a implementação de padrões de excelência.

A sua atribuição depende do cumprimento de critérios obrigatórios, que estão divididos em “Informação e educação ambiental”, “Qualidade da água”, “Gestão ambiental e equipamentos” e “Segurança e serviços”.

Bandeira Qualidade de Ouro

Esmoriz, Cortegaça, Maceda e Torrão do Lameiro

As praias de Esmoriz, Cortegaça, Maceda e Torrão do Lameiro vão ostentar o selo “Qualidade de Ouro”.

Esta distinção está diretamente relacionada com a qualidade das águas balneares. A sua atribuição realça a qualidade exemplar da água, sendo considerado o cumprimento dos padrões de qualidade nas cinco últimas épocas balneares e necessário apresentar, nas análises da última época balnear, valores melhores do que os predefinidos.

Comparativamente ao ano anterior, a praia do Furadouro perdeu esta distinção. Em sentido inverso, Maceda e Esmoriz ganharam-na.

Bandeira Praia Acessível

Por atribuir, mas…

A Bandeira “Praia Acessível” pretende promover o acesso à praia a toda a comunidade, sem exceções. Para isso, a existência de equipamentos para banhos e passeios para pessoas com mobilidade reduzida é uma mais-valia recomendada.

Para obter esta classificação, a zona balnear deve possuir um acesso pedonal fácil e livre de obstáculos, um parque de estacionamento com lugares reservados para pessoas com mobilidade reduzida, informação sobre a acessibilidade e serviços de apoio disponíveis e uma rede de percursos pedonais acessíveis.

Para a época balnear 2022, a atribuição desta bandeira ainda está em fase de concurso. Os resultados serão conhecidos até 15 de julho.

Nos anos anteriores, as praias do Furadouro, Cortegaça e Esmoriz asseguraram essa distinção.

A Rádio AVfm conseguiu apurar que tudo indica para que as praias de Cortegaça e Esmoriz continuem a estar equipadas com cadeiras anfíbias, dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, permitindo que utentes com mobilidade reduzida possam usufruir de um banho salgado.

Este ano, os portugueses terão cerca de 654 águas balneares à sua disposição, mais 11 do que no verão passado. Também houve um aumento nas praias com vigilância, passando de 574 para 594. Destas, 393 recebem a Bandeira Azul e 441 o galardão Qualidade de Ouro.

Recorde o vídeo anteriormente realizado pela Rádio AVfm, que apresenta as praias do nosso concelho:

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Vídeo: Rádio AVfm
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *