Fado cantado à Janela valorizou o Património Azulejar do centro da cidade
Escrito por AVfm em 03/06/2022
A Rua Cândido dos Reis, bem perto da Praça da República, foi fechada ao trânsito na tarde do passado sábado, 28 de maio, transformando-se num palco a céu aberto para fadistas, alguns deles intérpretes locais.
“Concertos à Janela” foi mais uma iniciativa que aconteceu no âmbito do vasto programa cultural “Maio do Azulejo”, que marcou durante um mês a agenda cultural vareira, promovendo atividades de valorização do património azulejar.
Assim, a partir das 16h30, em várias janelas da rua, considerada uma das galerias do azulejo ao ar livre, graças aos padrões azulejares e interessantes detalhes arquitetónicos presentes nas fachadas dos edifícios, os espectadores foram ocupando os seus lugares, para ouvir o fado.
Os interpretes, alguns locais, amadores de excelência, deram voz a várias vertentes do estilo musical que mais representa o nosso País, reconhecido como património imaterial da humanidade. Artistas como Ana Andrade, Andreia Ribeiro, Dino Marques, Filomena Sousa, Filomeno Silva e Toni Reis foram acompanhados por Carlos Reis na Guitarra Portuguesa, Castro Lopes na Viola de Fado e Tony Guimarães no Baixo.
Reveja instantâneos da tarde que reaproximou público, fadistas e património azulejar, na seguinte galeria fotográfica:
[give_form id=”81006″]