Festival Internacional de Marionetas de Ovar (FIMO) nas ruas de 10 a 12 de junho. Famílias convidadas a usufruir do espaço público.
Escrito por AVfm em 24/05/2022
O Festival Internacional de Marionetas de Ovar (FIMO) está de regresso com a sua 15ª. edição. As ruas da cidade vareira acolherão vários tipos de “bonecos”, construídos e manipulados de forma a que o não pareçam, entre os dias 10 e 12 de junho.
FIMO é sinónimo de evento com créditos firmados na programação cultural do município, mas não só. Tanto a nível nacional como além fronteiras é apontado como um exemplo de festival com percurso, conteúdo, qualidade e futuro. Com diversas atividades e tipos de espetáculos, seja para o público infantojuvenil ou para os adultos, o FIMO representa, acima de tudo, a oportunidade das famílias se reunirem a colecionar boas memórias.
Na edição de 2022, o FIMO traz a Ovar 18 companhias, que vão oferecer ao público 45 espetáculos ao longo de 3 dias. Dessas, 6 são nacionais, 4 chegam de Espanha e 2 da Argentina. Polónia, Itália, Perú, Chile, Alemanha e Brasil representar-se-ão por 1 companhia cada.
A maioria das atuações vão acontecer em espaços ao ar livre, como o Largo do Tribunal, Neptuno, Parque Urbano, Jardim do Cáster, Largo de Santo António, Largo dos Bombeiros Voluntários de Ovar, Parque da Senhora da Graça e Rua Dr. Nogueira de Almeida.
Haverá também espetáculos a decorrer em auditórios, como a Casa do Povo ou a Casa da CONTACTO. O denominador comum a todos eles é o acesso grátis. Se a lotação ao ar livre acaba por não ser uma dificuldade, já o acesso às performances em sala está limitado à capacidade das mesmas. Aí, o acesso será feito por ordem de chegada, sem necessidade de levantamento prévio de reserva.
Há ainda a considerar uma performance singular: “A Viagem” acontece no interior de uma carrinha, onde apenas serão admitidos 9 espectadores de cada vez, com o acesso atribuído por ordem de chegada. Tendo em conta tal limitação, esse espetáculo será repetido 12 vezes.
Tentando que todos possam assistir a todos os espetáculos, seja porque numa primeira apresentação os lugares estejam esgotados ou porque não houve disponibilidade de agenda para estar presente, a maioria das performances repetem numa segunda sessão, em dias distintos.
Para lá dos espetáculos, o centro da cidade manter-se-á animado, já que em simultâneo decorrerão uma Feira de Artesanato e Workshops de Marionetas. Especialmente para os mais novos estará de regresso o conhecido e apreciado Carrossel da “Wood Toys”.
O FIMO é organizado e financiado pela União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira (UFO), traduzindo-se num investimento de aproximadamente 40.000€. O executivo considera que o valor ultrapassa a aposta da atividade propriamente dita, sendo um apoio ao panorama cultural, à região e ao próprio território, tornando-se espectável que o evento traga benefícios para a economia local e que os comerciantes dele saibam tirar partido, reinventando-se quando necessário.
Da maior importância para que o FIMO aconteça continua a ser o papel, a dedicação e o trabalho incansável de um grupo de voluntários, que em 2022 será formado por cerca de quarenta elementos da comunidade, assegurando a logística e a qualidade do evento.
Conheça o programa completo do festival:
[give_form id=”81006″]